Nara, a província dos templos

Estátua de Buda no templo Todaiji

A província foi um dos berços da unificação do “povo de Yamato”, a civilização japonesa do período Nara (710–794 d.C.). Foi nessa época que Nara se tornou a capital do Japão, fortalecendo o poder da corte imperial e dos cultos xintoístas e budistas. Desde então, muitos santuários começaram a nascer na região, fazendo com que a área ganhasse um status da alta nobreza.

Hoje, Nara ainda preserva a beleza dos templos e da antiga arquitetura zen, fazendo da província uma herança cultural e espiritual de grande importância para a história do arquipélago.

A região também é conhecida por suas paisagens naturais, como a colina de Narayama, a região montanhosa de Takatori as terras altas de Yamato. Com uma agenda cheia de eventos culturais durante o ano todo, o destaque vai para o festival de dança de Kasuga-bugaku, no jardim botânico Manyo.

Programa imperdível

Os achados arqueológicos do vilarejo de Asuka são um ponto turístico para aqueles que gostam de história. Os templos de Kasuga e Tôdai-ji são considerados patrimônios mundiais.

Para comer

Um sushi peculiar é o prato típico da região. Por se situar em uma área longe das águas salgadas, antigamente, os peixes eram embrulhados em folhas de kaki, que conservavam o alimento durante o transporte. O costume acabou virando a iguaria local: o kakinohazushi. Em vez de envoltos pelo nori (alga marinha), os sushis de Nara são embrulhados por folhas kaki.

Curiosidades

Por ser considerado um animal sagrado na mitologia nipônica, os veados são tratados lado a lado com os homens desde os primórdios. Ainda hoje, esses animais são marcas registradas da província e vivem livremente nos pátios e florestas nos arredores dos templos por toda a província.

Existem três patrimônios mundiais elegidas pela UNESCO em Nara: os monumentos budistas de Horyu-ji, os monumentos históricos da antiga Nara e os sítios sagrados de peregrinação nos arredores da montanha Kii.

2,3 mil toneladas de pedra formam a tumba Ishibutai, um dos símbolos da região de Asuka. Com 19,1 m de comprimento e 7,7 m de altura, a estrutura é um dos maiores e mais antigos do gênero em todo o Japão.

Informações sobre Nara

Nome: Nara
Capital: Nara
Localização: Centro-sul de Honshu, região Kinki
Área: 3,691 Km²
Site oficial da província (em português): www.pref.nara.jp/nara_p/

No Brasil

Associação Cultural e Recreativa Nara Kenjinkai do Brasil
Endereço: Rua Santa Luzia, 74 – Liberdade – São Paulo – SP
Telefone: (11) 4288-0555

Conteúdo publicado originalmente na edição 141 da revista Made in Japan.

Você pode se interessar também por...