Nagasaki, porta de entrada para o ocidente

Vista da cidade de Nagasaki

Nagasaki, ainda no século 16, foi ponto de abertura para muitos produtos ocidentais ganharem as fronteiras nipônicas. Navios holandeses e portugueses passaram a comercializar com o Japão, que, mesmo com a política nacional isolacionista, permitia que a província fosse a única a incorporar não só produtos como também a cultura estrangeira. Fora a medicina ocidental, esportes e tecnologia, um dos legados mais marcantes da época foi a conversão de muitos provincianos para a religião cristã.

Devido à proximidade de Nagasaki com a Ásia continental, a região sofreu influências de países como China e Coreia, transformando a exótica arquitetura local ao longo dos anos.

Outro fator que afetou a vida dos habitantes de Nagasaki foi o triste desfecho da Segunda Guerra Mundial, quando a cidade foi alvo do ataque da devastadora bomba atômica. Apesar das amargas lembranças que marcaram a história, os moradores da província são considerados um dos mais festivos do país. Muitos festivais acontecem durante as quatro estações, com destaque para o Nagasaki Kunchi Festival, um evento que mistura as tradições japonesas com chinesas.

Programa imperdível

Museu da Bomba Atômica

Após ser alvo da bomba atômica no fim da Segunda Guerra, Nagasaki levantou a bandeira da paz. Para propagar a ideia o Museu da Bomba Atômica é uma oportunidade imperdível para os turistas se aprofundarem na trágica história da província e também sobre a heroica superação do Japão durante o pós-guerra.

Para comer

O chanpon, macarrão com frutos do mar e legumes com molho, é um dos típicos pratos de Nagasaki, apesar da sua origem ser chinesa. A preparação, mesmo depois de sofrer adaptações no arquipélago japonês ainda é bastante apreciada por turistas chineses.

Curiosidades

Um dos famosos doces de Nagasaki, o Kasutera, é de origem portuguesa. O bolo da região de Castella, em Portugal, caiu no gosto dos japoneses desde a época das grandes navegações e hoje é a sobremesa símbolo da província.

.: Confira na Hashitag mais sobre as influências portuguesas na cozinha japonesa.

Informações sobre Nagasaki

Nome: Nagasaki
Capital: Nagasaki
Localização: Oeste de Kyushu
Área: 4,104 Km²
Site oficial da província (em japonês): www.pref.nagasaki.jp/

No Brasil

Nagasaki Kenjinkai do Brasil
Endereço: Rua da Glória, 332 – sala 21/22, – Liberdade – São Paulo – SP
Telefone: (11) 3203-0949

Conteúdo publicado originalmente na edição 141 da revista Made in Japan.

Você pode se interessar também por...