Nagasaki, porta de entrada para o ocidente
Nagasaki, ainda no século 16, foi ponto de abertura para muitos produtos ocidentais ganharem as fronteiras nipônicas. Navios holandeses e portugueses passaram a comercializar com o Japão, que, mesmo com a política nacional isolacionista, permitia que a província fosse a única a incorporar não só produtos como também a cultura estrangeira. Fora a medicina ocidental, esportes e tecnologia, um dos legados mais marcantes da época foi a conversão de muitos provincianos para a religião cristã.
Devido à proximidade de Nagasaki com a Ásia continental, a região sofreu influências de países como China e Coreia, transformando a exótica arquitetura local ao longo dos anos.
Outro fator que afetou a vida dos habitantes de Nagasaki foi o triste desfecho da Segunda Guerra Mundial, quando a cidade foi alvo do ataque da devastadora bomba atômica. Apesar das amargas lembranças que marcaram a história, os moradores da província são considerados um dos mais festivos do país. Muitos festivais acontecem durante as quatro estações, com destaque para o Nagasaki Kunchi Festival, um evento que mistura as tradições japonesas com chinesas.
Programa imperdível
Após ser alvo da bomba atômica no fim da Segunda Guerra, Nagasaki levantou a bandeira da paz. Para propagar a ideia o Museu da Bomba Atômica é uma oportunidade imperdível para os turistas se aprofundarem na trágica história da província e também sobre a heroica superação do Japão durante o pós-guerra.
Para comer
O chanpon, macarrão com frutos do mar e legumes com molho, é um dos típicos pratos de Nagasaki, apesar da sua origem ser chinesa. A preparação, mesmo depois de sofrer adaptações no arquipélago japonês ainda é bastante apreciada por turistas chineses.
Curiosidades
Um dos famosos doces de Nagasaki, o Kasutera, é de origem portuguesa. O bolo da região de Castella, em Portugal, caiu no gosto dos japoneses desde a época das grandes navegações e hoje é a sobremesa símbolo da província.
.: Confira na Hashitag mais sobre as influências portuguesas na cozinha japonesa.
Informações sobre Nagasaki
Nome: Nagasaki
Capital: Nagasaki
Localização: Oeste de Kyushu
Área: 4,104 Km²
Site oficial da província (em japonês): www.pref.nagasaki.jp/
No Brasil
Nagasaki Kenjinkai do Brasil
Endereço: Rua da Glória, 332 – sala 21/22, – Liberdade – São Paulo – SP
Telefone: (11) 3203-0949
Conteúdo publicado originalmente na edição 141 da revista Made in Japan.