Wacom apresenta nova geração de produtos

Mesa e caneta digitalizadora Intuos Pro Large Foto: Karin Kimura
A empresa japonesa Wacom, especializada em trabalhar com produtos para designer e artistas, lançou uma nova linha de mesas e canetas digitalizadoras, a Intuos Pro e Intuos Pro Paper Edition.
Com a Intuos Pro, o usuário pode trabalhar seus projetos com maior precisão e sensibilidade, tudo isso graças ao avanço da tecnologia da caneta Pro Pen 2, além de uma maior área para trabalho, apresentando agora dois tamanhos, médio e grande, sendo o grande de aproximadamente 16.8 x 11.2.
A Intuos Pro Paper Edition é o lançamento que promete elevar o costume de designers e artistas do mundo todo a outro nível. O habito de rascunhar com caneta e papel o incio de um projeto agora poderá ser feito sem a necessidade de digitalizar tudo posteriormente.
Com o uso da caneta de tinta gel Finetip e o aplicativo da Wacom Inkspace, o artista pode agora anexar um papel da sua escolha a mesa, usando um Clip paper. Dessa forma, todo o desenho realizado na folha fica arquivado no programa e pode ser transferido para outros de finalização e salvo na Wacom Claud.
Fundada em 1983, a Wacom desde seu começo tem como objetivo aproximar as pessoas da tecnologia, criando dispositivos de interface natural e precisos. Atualmente ela é conhecida como a líder mundial na elaboração de pen tabletes interativos, displays e outros produtos digitalizadores.
Testando a Intuos Pro

A Pro Pen 2 permite maior precisão e sensibilidade durante o trabalho, na foto Fernando Sena se prepara para desenhar com a Intuos Pro. Foto: Karin Kimura
A redação da Made in Japan recebeu a nova Intuos Pro e para tanto, convidamos dois artistas e designers para testar o uso dos novos recursos e comparar com as versões anteriores.
Fernando Sena, 31 anos, é desenhista e trabalha com criação de arte para a Editora JBC, comenta que achou o novo modelo muito mais prático e confortável “A sensibilidade é o principal ponto de destaque, é muito mais próximo do que sinto ao usar papel e me permitiu um melhor desempenho”.
Ele ainda ressalta que em comparação com os modelos menores, existe uma diferença gigantesca, não somente pelo tamanho, mas também pela presença de novas funções, como a seleção prévia de ferramentas para o trabalho.
Outro artista que convidamos para testar é o professor de arte Douglas Souza, 29 anos, relata que a mesa pode ter seus pontos negativos para quem já é acostumado com as pequenas “Na primeira meia hora de desenho foi complicado lidar com o tamanho da área de desenho. Mesmo com meu costume de desenhar em folhas A3, foi dificil trabalhar com tanto espaço”, ele relata que o costume com o produto é importante também para o conforto do artista.
Por outro lado, assim como Fernando, Douglas ressalta a facilidade que os novos botões de atalho apresentam “É intuitivo, quando se tem os atalhos ao alcance de um toque apenas, sem a necessidade de inclusão do comando no teclado ou busca pela ferramenta no sistema, o ato de desenhar fica o mais próximo da experiência analógica, sem sair do digital”.
A mesa apresenta diferentes curvas de pressão, o padrão de fabrica não permite muito contato com a suavidade do produto, Douglas relata que “as configurações podem ser ajustadas de acordo com quem desenha, isso foi algo que gostaria de ter explorado mais no produto”, comenta ele.
- Desenho de Fernando Sena com a Intuos Pro
- Desenho de Douglas Souza com a Intuos Pro
Os novos modelos já estão disponíveis no mercado, podendo custar até R$4000,00. Os modelos Intuos Pro e Intuos Pro Paper Edition variam de valores e conteúdo, mas é possível adicionar um ou mais itens a compra. Saiba mais no site da Wacom (em inglês – www.wacom.com/en-br).