Fukushima, a província da natureza

Flores de cerejeira ao longo do rio Kannonji, Inawashiro.
Situada no nordeste do Japão, Fukushima teve papel importante nos tempos do Japão feudal. Em seu território foi travada a Guerra Boshin, entre as forças do xogunato Tokugawa e as do imperador, no início da Era Meiji. Por conta de sua relevância histórica, a província conta com diversos pontos de turismo histórico.
A província é famosa pelo plantio de maçã, pera, pêssego, uva e caqui, na capital, Fukushima abriga empresas de software e eletrônicos. Na costa, destaca-se a indústria pesqueira e a produção de energia elétrica a partir de centrais nucleares.
A cantora Tsubasa Imamura visitou a cidade de Souma em Fukushima, área que ainda passa por reconstrução após o grande terremoto seguido de Tsunami que atingiu a região em 2011 (acesse aqui e confira).
Programa imperdível
O festival Soma Noma Oi é um dos mais famosos do país. Centenas de cavaleiros em armaduras samurais participam de diversas atividades, como cavalgar empunhando espadas e bandeiras com brasões das famílias. O festival teve início no período Heian (769-1185) e acontece até hoje.
Para comer
A cidade de Aizu Wakamatsu é famosa por ter em seu cardápio o prato Kozuyu. Servida em festividades religiosas e ocasiões especiais, este tipo de ensopado também é degustado em restaurantes.
É feito à base de ingredientes da terra e do mar, como frango, pasta de peixe (chikuwa), vieiras, taro, shirataki (macarrão feito de konnyaku) e cogumelos secos.
Curiosidades
A cidade de Inawashiro está localizada em 3,7 quilômetros entre montanhas e a melhor época para passear por lá em outubro. A área florestal é composta por 300 lagos repletos de patos e cisnes, o que forma uma vista deslumbrante.
Informações sobre Fukushima
Nome: Fukushima
Capital: Fukushima
Localização: Norte de Honshu
Área: 13.782 km²
Site Principal da província (em japonês): www.pref.fukushima.lg.jp
No Brasil
Associação Fukushima Kenjin do Brasil
Endereço: R. da Glória, 721, Liberdade – São Paulo – SP
Tel: (11) 3208-8499
Conteúdo publicado originalmente na edição 141 da revista Made in Japan.