Chiba, o portal de entrada para o Japão

Chiba

Parque natural Izumi,

Chiba é a porta de entrada do Japão, tanto pelo céu quanto pela água. Lá estão o Aeroporto Internacional de Narita, por onde passam grande fluxo de passageiros e cargas, e o Porto de Chiba, maior porto de cargas do Japão.

A província de clima ameno durante o ano todo quase não conhece neve. A condição climática ajuda a preservar extensos campos floridos, como as plantações de nanohana, miúdas flores amarelas símbolo da região, cerejeiras e tulipas.

Mas nenhum ponto turístico consegue ser mais famoso em Chiba que a Tokyo Disneyland, que não fica na capital japonesa, mas na cidade de Urayasu.

Programas imperdíveis

Disney

Castelo Disney em Chiba

Para quem gosta de praia, a dica é o sossego da praia Moriya, em Katsuura, que tem poucas ondas e água cristalina. Ou a badalada Wadaura, em Minami-Boso.

Já para quem admira flores, a dica é participar do Festival da Tulipa na cidade de Sakura. Lá estão plantadas 400 mil tulipas ao redor de um moinho de estilo holandês.

E claro, em Chiba você encontra o parque Tokyo Disneyland, onde tem os espaços temáticos do universo Disney e muito mais.

O que comer em Chiba

Quem vai a Chiba não pode deixar de experimentar os diversos tipos de peixe que são consumidos na região. Bonito, cara-pau, sardinha e kinmedai (um tipo de peixe vermelho) são os peixes mais degustados na província. Todos são muito gostosos, mas o número 1 dos restaurantes – o rei dos frutos do mar de Chiba – é a lagosta. A província é líder na captura do crustáceo no Japão.

Curiosidades

Na cidade de Tomisato existe o maior festival de melancia do Japão. A competição de quem devora a fruta em menos tempo é a maior atração do festival, que acontece todos os anos em junho.

Outro ponto interessante é que a província é responsável pela maior produção de amendoins. Grande parte do que é consumido no Japão, vem de Chiba.

Informações sobre Chiba

ChibaNome: Chiba
Capital: Chiba
Localização: a leste de Tóquio
Área: 5,156.57 km²
Site Principal da província (em inglês): www.pref.chiba.lg.jp/english

No Brasil

Associação Chiba Kenjin do Brasil
Endereço: Rua José Ferreira Cunha, nº 53, Jabaquara – São Paulo – SP

Conteúdo publicado originalmente na edição 141 da revista Made in Japan.