Conteúdo da Hashitag #22

Desafio lámen no MasterChef Brasil

Dona Margarida Haraguchi à frente do corpo de jurados: Paola Carosella, Henrique Fogaça e Erick Jacquin Rafael Salvador

A quarta temporada do programa MasterChef Brasil, transmitido nas noites de terça-feira na Rede Bandeirantes de Televisão, reservou uma surpresa para os amantes da culinária japonesa.

Convidada por Paola Carosella, do trio de jurados do programa, Margarida Haraguchi esteve presente em um dos episódios para lançar o desafio para os participantes: preparar um autêntico lámen em 45 minutos. Foi assim que Abel Chang, Aderlize Martins, Ana Luiza Teixeira, Caroline Martins, Deborah Werneck, Douglas Holler, Fabrizio Barata, Fernando Ferreira, Leonardo Santos, Michele Crispim, Mirian Cobre, Nayane Barreto, Roger Fernandes, Taise Spolti, Valter Herzmann, Victor Vieira, Vitor Bourguingon e Yukontorn Tappabutt puseram literalmente a mão na massa.

Dona Margarida, proprietária do Izakaya Issa, o estabelecimento mais icônico do bairro da Liberdade, em São Paulo, e dona de um carisma peculiar, aceitou o convite. Ela serve lámen em seu izakaya, mas foi buscar no Jojo Ramen os segredos de um lámen perfeito, feito segundo os padrões ensinados pelo ramen master Takeshi Koitani. Nas semanas que antecederam a gravação, dona Margarida praticamente se internou na cozinha do Jojo Ramen, para acompanhar todo o processo de preparação (do lámen) desde o caldo, passando pelo preparo da massa e pela montagem das tigelas.

O desafio do lámen

No dia da gravação, ela foi acompanhada por seu filho, Sérgio Ouba, chef do Izakaya Matsu, localizado no bairro de Pinheiros, também em São Paulo. Sérgio foi o responsável pela montagem dos lámens que seriam mostrados para o trio de jurados, enquanto dona Margarida explicou cada um dos ingredientes aos participantes.

Sergio Ouba monta uma tigela de lámen sob os olhos curiosos dos jurados e da apresentadora Ana Paula Padrão Rafael Salvador

Como o caldo leva muito tempo para ser preparado (no Jojo Ramen, leva quase 20 horas), a produção do programa solicitou que os caldos fossem previamente produzidos na cozinha do Jojo Ramen. Ficou a cargo dos participantes o preparo da massa e a montagem final. No reality gastronômico, o desafio foi criar uma massa artesanal al dente, que não desmanchasse no caldo quente. A surpresa foi Abel Chang, que tem conhecimento deste prato devido à sua ascendência, mas não conseguiu finalizar os dois bowls de lámen exigidos pelos jurados. A sua massa, contudo, tinha a melhor consistência, segundo dona Margarida, que avaliou principalmente a qualidade da massa dos candidatos.

Dona Margarida explica os ingredientes do lámen para Paola Carosella Rafael Salvador

Lámen na TV

Dona Margarida, que admite que não é uma expert em lámen, diz que aceitou o convite do programa porque era uma oportunidade única de promover este prato tão amado no Japão e que está se tornando moda no Brasil. “Agora, o Brasil inteiro vai conhecer o lámen. Espero ter transmitido a maneira correta de prepará-lo e ter dissipado de vez a ideia de que ele é um macarrão instantâneo”.

MasterChef Brasil é a versão brasileira do programa homônimo original exibido pela BBC de Londres. É um talent show de gastronomia, apresentado por Ana Paula Padrão, tendo como jurados fixos os chefs Erick Jacquin, Paola Carosella e Henrique Fogaça.

Assista à prova do lámen no MasterChef Brasil, a seguir

E então? Curtiu? Para quem você está torcendo no programa? Deixe seu comentário abaixo ;)

Jo Takahashi Jo Takahashi foi consultor de arte e cultura na Japan Foundation, onde atuou por 25 anos como administrador cultural. Agora, migra essa experiência para a sua produtora independente, a Dô Cultural, que propõe um conceito design de formatar e desenvolver o projeto cultural.
Conteúdo da Hashitag #22
Conteúdo Relacionado

Compre agora na Amazon

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para personalizar publicidade e produzir estatísticas de acesso de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.