A cultura japonesa na Comic Con Experience
Ocupando 100 mil m² do pavilhão da São Paulo Expo Exhibition & Convention Center, a área do evento ficou 80 % maior que a edição anterior e ganhou uma área só para a cultura japonesa: o Anime Experience.
Entre os convidados japoneses que participaram de painéis exclusivos, o mangaká Tsutomu Nihei (autor de Knights of Sidonia e Blame!) falou sobre sua carreira e seu próximo trabalho no Japão, o mangá Aposimz (Ningyo no Kuni) e o diretor Kozo Morishita, da Toei Animation, falou sobre as animações de Os Cavaleiros do Zodíaco e Dragon Ball Z.
A tão aguardada exposição das 12 Armaduras de Ouro dos Cavaleiros do Zodíaco foi concorrida nos quatro dias de evento, afinal essa foi a primeira vez que todas as armaduras foram apresentadas juntas fora do Japão.
O estande da Editora JBC também chamou a atenção dos visitantes da CCXP com a proposta de levar o cruzamento de Shibuya (bairro de Tóquio) para dentro do evento. A programação da editora ainda incluiu sessões de autógrafos com o mangaká Tsutomu Nihei, apresentações das bandas Gaijin Sentai, Senpai Old School e J-Rox, a distribuição de caricaturas em mangás e outras atividades que apresentaremos ao longo da semana.
Além disso, o grupo Ashura marcou presença com apresentações das técnicas ninjas da região de Iga (província de Mie), a convite da Fundação Japão em São Paulo.
Para o ano que vem já tem duas edições confirmadas no Brasil: a CCXP Tour Nordeste, de 13 a 16 de abril, e a Comic Con Experience, de 7 a 10 de dezembro, em São Paulo.
Concomitantemente, aconteceu a primeira Tokyo Comic Con no Japão, de 2 a 4 de dezembro, com nomes de peso como Stan Lee, da Marvel Comics e Jeremy Renner (ator de Os Vingadores) para celebrar a cultura geek e a influência das HQs americanas e os filmes de Hollywood no país.
Continue acompanhando a Made in Japan para ficar por dentro do que aconteceu na Comic Con Experience 2016.
Para saber mais
.: Especial Made in Japan: JBC na CCXP
.: Tokyo Comic Con : tokyocomiccon.jp