Armadura Samurai verdadeira no Mangá Festival!
Publicado por Mangá Festival Brasil em Sexta, 21 de outubro de 2016
No fim de semana dos dias 22 e 23 de outubro aconteceu a 12ª edição do Pixel Show, um evento de criatividade e arte que promove palestras, exposições, workshops e live-paintings no Clube Hebraica, em São Paulo.
Neste ano, a área da feira incluiu também dois espaços novos: o Sharp Talks, com mini palestras sobre economia criativa e o Mangá Festival com games, mangás e palestras sobre cultura japonesa.
Com destaque para a cultura pop japonesa, a área do Mangá Festival teve stands de quadrinhos japoneses, de artigos para artes marciais da Pro Fighters e um espaço de games da Bandai Namco, com jogos inéditos para testes (que já mostramos aqui).
No sábado, a programação começou com a palestra sobre desenhos em estilo mangá, com Fábio Shin, da escola Japan Sunset. Em seguida, a Embaixadora Kawaii do Brasil, Akemi Matsuda fez uma apresentação falando sobre a cultura kawaii e a manifestação de tudo o que é fofo, não só no visual mas também em atitudes e gestos.
Na temática do artesanato, a artista Naomi Uezu apresentou a sua especialidade na técnica de kirigami (cortes em papel) tridimensional, e origami em tecido com a artista Thaís Kato. Para representar as artes musicais, o grupo Himawari Taiko mostrou a energia dos tambores japoneses e Yannick, o Afro Samurai, apresentou um pouco do rap nacional.
Teve também um bate-papo sobre culinária japonesa com o chef Luis Yscava, do 2nd Floor Noodle Bar, e apresentação sobre a arte dos samurais, com Wenzel Böhm, do Instituto Niten, no domingo.
De acordo com Adriano Camargo, um dos responsáveis pelo Mangá Festival, a próxima edição já começou a ser planejada e deve ficar ainda maior em 2017.
Em todo o Pixel Show de 2016, cerca de 35 mil pessoas circularam pelo evento no final de semana, superando as expectativas dos organizadores.