Brasileira vence concurso de desenho no Japão

Foto: Ken Ishii/Getty Images para TOYOTA MOTOR CORPORATION

A brasileira Gabriele Castro de Sousa ganhou o prêmio de ouro (categoria 12 a 15 anos)

A estudante brasileira Gabriele Castro de Sousa foi a primeira brasileira premiada no concurso cultural de desenho Carro dos Sonhos, promovido pela Toyota Motor Corporation, no mundo. O concurso já está em sua 10ª edição e seleciona desenhos com o tema “Carro dos Sonhos”, com a participação de crianças e adolescentes de até 15 anos.

Depois de conquistar a etapa nacional (promovida pela Toyota do Brasil), Gabriele ainda concorreu com representantes de mais de 80 países que foram avaliados pela comissão julgadora conduzida por Akio Toyoda, presidente da Toyota Motors Corporation.

Ela ficou em primeiro lugar na categoria de 12 a 15 anos e participou da cerimônia de premiação no dia 24 de agosto, em Tóquio, no Japão.

Para Gabriele, o topo do pódio foi uma grande surpresa: “Eu nunca imaginei que fosse ganhar o primeiro lugar. Meu sonho era ganhar um vídeo game e conhecer o Japão. Viver toda essa experiência é uma grande conquista. Essa é a semana mais feliz da minha vida”.

Desenho premiado no Concurso Carro dos Sonhos feito por Gabriele Castro de Sousa

Desenho premiado no Concurso Carro dos Sonhos feito por Gabriele Castro de Sousa

Esta foi a 10ª edição do concurso internacional, que já é promovido há 12 anos pelo Japão e há quatro no Brasil. Para Ricardo Bastos, presidente da Fundação Toyota do Brasil, braço social da montadora, o prêmio é um importante estímulo para os participantes brasileiros.

“Com este reconhecimento tenho certeza que os jovens e crianças brasileiras ficarão ainda mais incentivados para fazer desenhos cada vez melhores. Ficamos muito orgulhosos que a Gabriele tenha conquistado a medalha mais honrosa dessa competição representando o Brasil”. (Veja como participar, aqui)

Premiação do Concurso Carro dos Sonhos de 2015

Dicas para participar

A arte que deu o ouro para Gabriele levou dois meses para ficar pronta. A garota conta que começou a pensar na ideia do desenho quatro meses antes de iniciar a produção. “Eu ficava rabiscando o papel e perguntando a opinião de todos a minha volta. Só depois de quatro meses quando eu defini a ideia que realmente comecei a desenvolver o desenho final”.

O desenho tem um conceito bastante especial. Gabriele conta que utilizou muita metáfora para criar seu carro, requisito obrigatório no regulamento do concurso.

Salão do automóvel de São Paulo Gabrielle

Rafael Salvador


As rodas representam algumas de suas favoritas matérias escolares como matemática, geografia, química e biologia. A cabeça do leão faz referência a coragem e incentiva as pessoas a buscarem seus objetivos. Os galhos das árvores são as conquistas da vida de uma pessoa em sua vida. Por exemplo, a amizade, conhecimento, cultura musical, entre outras.

Além disso, o carro passa por uma estrada de livros denominada pela autora como “Estrada da Sabedoria.

“Meu objetivo nessa arte era motivar as pessoas para sempre correrem atrás de seus sonhos. E mostrar que elas podem mudar a realidade de suas vidas, se quiserem”, explica.

Gabriele finaliza com um conselho aos próximos participantes do Carro dos Sonhos. “Pensem e analisem a ideia que querem para o desenhos de vocês. Além disso, façam com calma para que seja perfeito“.

Saiba mais

.: Concurso Carro dos Sonhos
.: Veja os desenhos vencedores do 10º Concurso Carro dos Sonhos (em inglês)