Jojo Ramen: Identidade visual
Pouquíssimos restaurantes têm a preocupação de criar uma marca abrangente que vá além do simples logotipo do estabelecimento. Jojo Ramen inova neste quesito, e seu projeto de identidade visual percorre todas as plataformas previsíveis: do cartão de visitas até a arquitetura de interiores. A criação do projeto é do estúdio DSign, de São José dos Campos–SP.
A marca foi construída utilizando formas geométricas com a junção do emblema de Tokyo e um ochawan (tigela), e a tipografia Today Sans Bold para a palavra ramen. A grade de construção permite que o logotipo seja reproduzido com fidelidade, na pintura de muros por letristas, por exemplo. “Jojo” significa o top do top, para expressar a qualidade superior extrema dos pratos oferecidos.
Também foi produzido um repertório de ícones, inspirados em referências do universo Ramen. Estes desenhos são aplicados em detalhes no interior do estabelecimento, transportando a identidade visual também para ambientação, como é o caso das bandeirolas penduradas no balcão, uma reinterpretação contemporânea dos noren.
A marca se faz presente também nos porta-hashis em duas versões e são baseados nos grafismos Jojo. A arte do porta-hashi 1 é formada por metades de ochawan e o ícone barco. A arte do porta-hashi 2 é formada a partir dos ícones água/massa e barco.
Quando for ao Jojo Ramen, preste atenção nos detalhes da identidade visual, presente em todos os detalhes, inclusive no uniforme da brigada de atendimento e também dos cozinheiros.