Sushi Papaia: uma tradição de 20 anos

Ambiente reformulado pelo artista Akira Goto Drausio Tuzzolo

No ano em que se comemoram os 110 anos da imigração japonsa, o Sushi Papaia completa 20 anos de sua primeira unidade, na Praça Vilaboim em São Paulo. Recentemente reformado e reconfigurado, leva a assinatura do artista visual Akira Goto, o mesmo que produziu a ambientação do Sakagura A1, que encerrou as atividades no final de 2017. Atualmente, o Sushi Papaia conta com três unidades no bairro.

Roberto Ng, empreendedor e restaurateur que apostou no potencial gastronômico do bairro de Higienópolis, foi o pioneiro a instalar um restaurante japonês na região e também atender a uma clientela muito específica, a comunidade judaica muito atuante no distrito. Assim, além da matriz e da segunda unidade do Sushi Papaia na rua Veiga Filho, esta inaugurada cinco após a primeira, Ng investiu no primeiro restaurante nipo-kosher do Brasil. A cozinha desta unidade é supervisionada por um rabino e antes de ser servido, cada prato passa pela sua certificação e é embalado e lacrado, já que o processo de higienização dos alimentos é rigoroso: os vegetais não podem conter nenhum inseto, por minúsculo que seja.

Tartar Drausio Tuzzolo

A unidade kosher, prestes a completar nove anos, oferece aos clientes logo na entrada um quipá. Este quipá tem a finalidade de demonstrar temor a Deus e reconhecer a superioridade divina. Nas refeições, seu uso é obrigatório. Uma comodidade que a casa oferece, para os que se esqueceram de trazer o seu.

A cozinha do Sushi Papaia é bem eclética. Sushis tradicionais convivem com criações mais contemporâneas e autorais do chef. Essa mistura parece ser um dos segredos da longevidade da casa, atendendo tanto uma clientela mais clássica quanto os jovens à procura de novidades.

Um dos pratos que merece atenção é o Tartar do cliente, assim denominado porque é uma receita que foi desenvolvida para atender a um pedido de um antigo cliente da casa. Na Unidade Vilaboim, porém, é possível solicitar ao itamae do sushi, embora não conste do cardápio. Trata-se de um tartar de salmão coberto com ovas de massagô, numa piscina de molho ponzo agridoce. Na finalização, gema crua do ovo de codorna. A apresentação é linda.

O empresário promete para este ano ainda a abertura de mais uma casa, numa rara demonstração de otimismo na economia.

Sushi Papaia

Unidade 1: Praça Vilaboim, 93 – Higienópolis
Unidade 2: Rua Veiga Filho, 171 – Higienópolis
Unidade kosher: Praça Vilaboim, 31 – Higienópolis, São Paulo, SP
Facebook: @sushipapaia
Instagram: @sushipapaia

Jo Takahashi Jo Takahashi foi consultor de arte e cultura na Japan Foundation, onde atuou por 25 anos como administrador cultural. Agora, migra essa experiência para a sua produtora independente, a Dô Cultural, que propõe um conceito design de formatar e desenvolver o projeto cultural.
Conteúdo Relacionado

Compre agora na Amazon

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para personalizar publicidade e produzir estatísticas de acesso de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.