Hospital Santa Cruz lança livro comemorativo
Em comemoração aos 77 anos do Hospital Santa Cruz (HSC), foi lançado o livro “História do Hospital Santa Cruz – Sociedade Brasileira e Japonesa de Beneficência Santa Cruz (Dojinkai)” com toda a trajetória da instituição.
O livro fala sobre saga da chegada dos primeiros imigrantes japoneses na primeira década do século 20 ao Brasil, sobre as dificuldades que enfrentaram para se relacionar com os brasileiros e falar a língua portuguesa, e as adaptações às condições locais.
Muitos imigrantes contraíram graves doenças e não tinham condições de serem tratados de forma adequada. Na época, o atendimento médico era precário e os imigrantes japoneses sofreram muito.
“A publicação sobre o HSC é muito importante, pois trata-se de uma história muito rica e profunda e tinha que ser transformada em livro para que a memória da comunidade nipo-brasileira pudesse ser preservada”, afirma Renato Ishikawa, presidente do Hospital Santa Cruz.
Na história do hospital, a intervenção do então Cônsul do Japão em São Paulo, Iwataro Uchiyama, em 1931, foi essencial para criar a Associação Pró-Construção do Hospital para atender a comunidade japonesa, que também contou com importante apoio do Imperador Hiroito, que fez uma relevante doação para a viabilização do projeto de construção do Hospital. O livro também retrata como o Hospital Santa Cruz se consolidou como um Centro de Referência de Medicina, Saúde e Bem-estar para a comunidade nipo-brasileira.
O livro foi patrocinado por entidades e empresas parceiras do Hospital: CNL Empreendimentos Imobiliários, Construtora HOSS Ltda, Fundação Kunito Miyasaka, NEC Corporation e Sakura. Participaram da coordenação do projeto a comissão editorial, composta por Renato Ishikawa, Léo Ota, Akihiro Ikeda, Isidoro Yamanaka, Masato Ninomiya, Michi Yamanaka, Paulo Yokota, Sonia Ninomiya e Yuli Fujimura. O projeto e a realização ficaram por conta da Editora Narrativa Um – Projetos e Pesquisa de História.
O preço de capa é R$ 90.