Hina Matsuri, o Dia das Meninas

Foto: JNTO
No Japão, o dia 3 de março é uma data comemorativa: o Dia das Meninas, chamado de Hina Matsuri (雛祭り). A tradução literal para ひな祭り é “Festival das Bonecas” e tem como ritual a montagem de altares com panos vermelhos em degraus, chamados de hinadan, onde são dispostas bonecas, que representam a família imperial, os serviçais e os músicos. Todos vestidos com trajes tradicionais do período Heian (794–1185).

Neste dia, costuma-se comer alguns pratos típicos como o sakura mochi, e pedir que as meninas cresçam com saúde e felicidade.

As origens do Hina Matsuri

Desde o período Edo, as famílias nobres e os guerreiros de elite já tinham o costume de enfeitar as suas casas com as bonecas. Tal ritual tinha o intuito de desejar que as meninas crescessem com saúde e, como exemplo ideal de mulher nipônica, conseguissem arranjar um bom casamento.

No início, as bonecas eram feitas de papel e jogadas em algum rio no dia 3. Acreditava-se que as bonecas atraíam os maus espíritos e, dessa forma, protegiam os seus donos. Jogá-las ao rio, significava que todos os maus fluídos seriam levados pela correnteza.

Passados os anos, as bonecas foram aprimoradas. De bonecas de papel se transformaram em verdadeiras bonecas de luxo, vestindo quimonos de seda. Obviamente, os enfeites deixaram de ser jogados e com o tempo, as famílias passaram a gostar de enfeitar suas casas com as bonecas, ao mesmo tempo que notou-se a gravidade de poluir os rios. Mesmo sem o ritual, as intenções de bons presságios permaneceram.

Ritual de luxo

Com a falta de espaço e de tempo, é cada vez mais difícil que as famílias mantenham o ritual do Hina Matsuri. Algumas ornamentações possuem até sete andares, o que necessita de amplo espaço na residência. Além disso, as bonecas não são nada acessíveis ao bolso. As mais simples, de apenas um andar, custam em média 100 mil ienes.
hinamatsuri_hina
Apesar de as bonecas parecerem todas iguais, elas possuem rostos, expressões e outros detalhes peculiares que fazem toda a diferença para as iniciadas.

Logo que uma menina nasce, os avós já podem presentear a neta com o Hina Ningyo em seu primeiro Hina Matsuri, mas não existe uma idade certa para iniciar ou parar o ritual.

Música “Ureshii Hina Matsuri”

Veja como o Hina Matsuri é celebrado com a #ひな祭り


Tem mais fotos do Hina Matsuri? Compartilhe conosco ;)