Apresentação de dança kabuki no Brasil

Teatro Kabuki (12)
Pela primeira vez, o artista japonês Fujima Kanjuro faz uma visita ao Brasil para uma série de apresentações de dançakabuki em São Paulo e no Rio de Janeiro. O evento faz parte das comemorações dos 120 anos de amizade entre o Brasil e o Japão (saiba mais) que acontecem ao longo de 2015.

Teatro Kabuki (7)O teatro kabuki é considerado Patrimônio Cultural Intangível da Humanidade – veja a lista com os patrimônios reconhecidos pela Unesco, no Japão) desde 2008 e é conhecida com a arte da dança (ka), da música (bu) e da representação (ki). Já a dança kabuki teve origem nos palcos de teatro kabuki e, consequentemente, tem influências do teatro nô, mas com movimentos mais dinâmicos.

O artista japonês Fujima Kanjuro é coreógrafo de kabuki e diretor da Escola Fujima de Nihon Buyo, dança artística tradicional japonesa. Neto do aclamado artista de kabuki Fujima Kanjuro IV (designado um “Living National Treasure” pelo governo japonês), foi nomeado Fujima Kanjuro VIII aos 22 anos de idade e é conhecido por suas novas obras coreográficas, como ‘Imamukashi Momotaro’.

Em 2015, vem ao Brasil acompanhado de mais sete bailarinos, dentre os quais a bailarina, professora e coreógrafa assistente Horikoshi Chieko, e doze músicos, liderados por Nakamura Masaharu. As apresentações de São Paulo acontecem no SESC Pinheiros e do Rio de Janeiro, na Cidade das Artes.

Saiba mais sobre o teatro kabuki.

Apresentação de dança kabuki com Fujima Kanjuro em São Paulo
Quando: 13 a 15 de agosto de 2015
Onde: SESC Pinheiros
Mais informações: madeinjapan.com.br/agenda/evento/teatro-kabuki-com-fujima-kanjuro-sp
Apresentação de dança kabuki com Fujima Kanjuro no Rio de Janeiro
Quando: 21 e 22 de agosto de 2015
Onde: Cidade das Artes
Mais informações: madeinjapan.com.br/agenda/evento/teatro-kabuki-com-fujima-kanjuro/

Mais informações: jojoscope.com/2015/08/a-danca-kabuki-de-fujima-kanjuro

*A apresentação é de DANÇA kabuki e não de teatro kabuki, como publicado anteriormente. Post atualizado em 10 de agosto de 2015.