Exposição Toyota 86 Mangá EXPO no 18º Festival do Japão

Novo modelo do Toyota GT86

Novo modelo do Toyota GT86

A exposição Toyota GT86 Mangá Expo apresenta o modelo Toyota GT86 (conhecido no Japão como Toyota 86) durante o 18º Festival do Japão, que acontece nos dias 24, 25 e 26 de julho, em São Paulo (veja mais detalhes sobre o evento).

O Toyota 86 é um modelo esportivo ganhou uma atualização em 2015 para melhorar a estabilidade do veículo com tração traseira. Em 2014, o carro entrou para o Guinness Book pelo recorde mundial de drift (guiar de lado derrapando a traseira), alcançado pelo alemão Harald Müller que fez a manobra por 143,28 quilômetros durante 2h25.

Lançado no Japão em 2012, o carro foi inspirado nos modelos da série AE86: Toyota Corolla Levin e o Toyota Sprinter Trueno. A série que deu nome ao Toyota 86 foi produzida no Japão entre 1983 e 1987 no Japão e ficou famosa com a aparição no mangá Initial D, de Shuichi Shigeno.

AE 86 no mangá Initial D

Na obra, o colegial Takumi Fujiwara trabalha fazendo entregas de tofu no Sprinter Trueno de seu pai, pelas estradas da região montanhosa onde vivem. Sem se dar conta, o protagonista torna-se um exímio piloto de drift e passa a testar suas habilidades no submundo dos perigosos rachas disputados em montanhas.

Initial D (Kodansha) teve 48 volumes encadernados no Japão, e foi adaptado para anime e para dois longas de animação para cinema, além de um filme live-action.

Com a popularidade da série AE86, os modelos da Toyota passaram a fazer parte de games de corrida como o Gran Turismo, Forza Motorsport e Need for Speed, além de servir de inspiração para outros modelos dos jogos Grand Theft Auto IV e V.

Toyota e mangá

Arte exclusiva produzida por Douglas Evangelista, da Spirit Art School para a Toyota 86 Mangá Expo

Arte produzida por Douglas Evangelista, da Spirit Art School para a Toyota 86 Mangá Expo


Retomando as suas raízes pelo sucesso com a cultura pop japonesa, a versão moderna Toyota GT86 estará exposto no espaço AkibaSpace 6.0, na área central do pavilhão do São Paulo Expo com uma exposição integrada com a arte do mangá.

Quem visitar o espaço ainda terá a chance de ganhar uma caricatura em mangá feita pelos ilustradores da escola de artes Spirit Art School, nos dias 24, 25 e 26 de julho, das 14h às 18h.

Mais informações no site AkibaSpace

18º Festival do Japão
Quando: 24 a 26 de julho de 2015
Onde: São Paulo Expo Exhibition & Convention Center
Endereço: Rodovia dos Imigrantes, km 1,5. São Paulo–SP
Informações: www.festivaldojapao.com

Você pode se interessar também por...