Dicas de como apreciar o teatro Nô

O teatro Nô é uma manifestação cultural tradicional japonesa e compõe o Nogaku (Patrimônio Cultural Intangível da Humanidade – veja a lista com os patrimônios reconhecidos pela Unesco, no Japão).

A apresentação no palco tem poucos diálogos e é construída com base em simbolismos representados pela dança, pelo canto e pela música instrumental.

Para apreciar o teatro, a especialista Ângela Nagai explica que o teatro Nô propõe um estado de apreciação mais contemplativo e até meditativo. “A beleza se potencializa na relação entre os elementos (canto, dança, música, figurinos, máscaras, etc), sendo muito importantes, dentre estes, a extrema lentidão, a aparente imobilidade e os silêncios”.

Por isso, ela recomenda ao espectador que ele esteja disponível para uma experiência artística diferente de suas referências e gostos pessoais, culturais, bem como do ritmo frenético da vida contemporânea. “Mesmo que não se compreenda o sentido literal e imediato do texto, é possível vivenciar uma forma teatral que é pura poesia”, diz Nagai. “Também é importante informar-se sobre a história que será contada para seguir sua encenação e descobrir por si só, alguns procedimentos (como ela é contada)”.

Para um primeiro contato com o teatro Nô, a artista recomenda a leitura do “singelo e ao mesmo tempo amplo (e adorável), ‘O que é Teatro Nô’ de Darci Kusano”, a fim de criar bases para uma melhor apreciação de uma peça ao vivo. “Este texto ajuda a identificar vários elementos e funções desta forma teatral, tais como: o protagonista; o “coadjuvante”; o coro; os músicos; a arquitetura cênica; etc”.

Outro ponto curioso que Nagai explica é que no Japão, não é incomum encontrar pessoas na plateia tirando um cochilo durante uma apresentação, e que isso também não é repreensível. “Diz-se que assistir a uma peça de Nô é como “sonhar juntos”. Algumas peças, porém, são mais exuberantes e até agitadas, especialmente nas cenas finais”.

Assista ao vídeo de apresentação do teatro Nô (em inglês)

Você pode se interessar também por...