Lançamento Projeto BASE de beisebol

O Projeto BASE

Foto: Divulgação

Da esquerda para a direita, João Yamate (presidente da ACENBI), Haruo Uyeno (diretor do Departamento de Beisebol e Softbol da ACENBI) e Massao Kanesaki (vereador/DEM)


O Projeto BASE (Beisebol em Apoio ao Sistema de Ensino) tem o objetivo de utilizar a prática do beisebol como instrumento educacional para o desenvolvimento físico e humano. O BASE foi idealizado pelo vereador Massao Kanesaki (DEM) em parceria com a ACENBI, a prefeitura de Indaiatuba, a Confederação Brasileira de Beisebol e Softbol (CBBS), o Consulado dos Estados Unidos em São Paulo e a Major League Baseball (MLB), dos Estados Unidos.

Inicialmente, o projeto é voltado aos alunos, de 6 a 11 anos de idade, das EMEBs (Escola Municipal de Ensino Básico) de tempo integral do município de Indaiatuba. As projeções para o futuro, entretanto, incluem a participação de todas as escolas municipais.

De acordo com Massao Kanesaki, o projeto de beisebol já pode ser considerado o maior no Brasil, em sua categoria. “Pelas informações que estamos recebendo da MLB, o projeto reúne o maior número de praticantes da América do Sul, talvez até da América Latina”, complementa.

Como começou

A implantação do Projeto BASE começou com a realização da I Clínica Internacional de Beisebol de Indaiatuba, em fevereiro desse ano. Durante dez dias, renomados instrutores da MLB ministraram treinamento para professores de Educação Física da rede municipal, além de atletas e técnicos de equipes de beisebol.

No final de fevereiro, o projeto foi implantado na primeira escola, o complexo Educacional Profª Laura Fahl Correa, no Parque das Nações, com apoio da ACENBI. Em seguida, aderiram também à iniciativa a EMEB Prof.a Maria José Ambiel Marachini, no Jardim Paulista, e EMEB Profª Renata Guimarães Brandão Anadão, no Jardim Morumbi.

Hoje, o projeto contempla cerca de 1.250 alunos de três EMEBs de tempo integral.

Primeiro Festival de Beisebol

Dentro das atividades do Projeto BASE, foi realizado no dia 30 de maio o I Festival Municipal de Beisebol, no Complexo Educacional Profª Laura Fahl Corrêa, no Parque das Nações (Indaiatuba). Participaram cinco equipes escolares constituídas nas três EMEBs e uma equipe convidada da ACENBI.

Durante o evento, aconteceu o lançamento do uniforme oficial do Projeto BASE. Foi apresentado também o técnico de beisebol da MLB, Sixto de Jesus Martinez (de República Dominicana), recém-chegado ao Brasil. Ele passa a coordenar as aulas nas escolas ao lado do professor Bernardo Peñalver (de Cuba), que atua no Projeto desde o início.

A próxima competição dos alunos do Projeto BASE está marcada para os dias 20 e 21 de junho. Trata-se do Torneio Massaharo Kanesaki de Beisebol, promovido anualmente pela ACENBI em sua sede de campo.

Você pode se interessar também por...