Palestra desvenda a arte da marchetaria
A Fundação Japão promove uma programação especial envolvendo a arte da marchetaria com Kiyotaka Tsuyuki, que vem especialmente do Japão para falar sobre esta arte de combinar diferentes tipos de madeira em palestras marcadas para São Paulo e Recife.
A palestra e workshop de Recife estão programados para o dia 31 de janeiro e de São Paulo, para o dia 2 de fevereiro. Os eventos integram as comemorações dos 120 Anos de Amizade Japão-Brasil, em 2015.
Em São Paulo, o evento contará com a participação de Danilo Blanco, artista visual e designer de superfície, que apresentará um panorama da marchetaria, comentando a evolução e atualidade desta arte no Brasil. Danilo, que é educador em São Paulo, reconhece essa arte como agente de transformação social e cultural, com destaque e reconhecimento pelos trabalhos que vem desenvolvendo desde a década de 90. Além de promover rupturas no processo construtivo da marchetaria, vem inovando o padrão estético ao utilizar resíduos de madeira.
Os eventos têm tradução simultânea e para mais detalhes de cada palestra, clique nos links (Recife, São Paulo)
A palestra tem vagas limitadas, e serão preenchidas por ordem de chegada.
Aos apreciadores da técnica, peças de marchetaria também integram a mostra Artesanato do Japão: Tradições e Técnicas. Em cartaz no Museu do Estado de Pernambuco, de 22 de janeiro a 8 de fevereiro e no BUNKYO de 21 de fevereiro a 22 de março. A exposição, que é itinerante, traz um recorte do artesanato do Japão, sob o olhar das tradições e técnicas adotadas por reconhecidos artesãos, compartilhando a habilidade e criatividade de seus trabalhos. A etapa de São Paulo, promovida pela Fundação Japão em parceria com o BUNKYO, encerra a temporada da mostra, que desde 2014 percorreu as cidades do Rio de Janeiro, Curitiba, Brasília, Manaus, Belém e Recife.