Conteúdo da Hashitag #14

Japão à procura de mercado

gift fair 2014
Espaço da JETRO na Gift Fair de 2014 teve participação de pequenas empresas japonesas Fotos: Henrique Minatogawa
Produtos com design requintado, resultado da combinação entre uma cuidadosa seleção de matéria-prima com as técnicas tradicionais do artesanato: este é o diferencial que o Japão traz para o 50º Gift Fair e o D.A.D. Salão Internacional de Decoração, Artesanato e Design.

Produtos de 16 empresas japonesas, devidamente reconhecidos em feiras comerciais de grande renome como a Gift Fair de Nova York, Maison & Objet de Paris e Ambiente de Frankfurt serão apresentados ao mercado brasileiro.

#Hashitag selecionou algumas marcas atuantes na área de gastronomia.

A Isuke é uma empresa que tem 180 anos de tradição na fabricação de produtos em laca. Ela traz para a feira copos em madeira, que podem ser usados tanto para bebidas frias, como sucos e cerveja, como também para bebidas quentes, como café e chá. À técnica tradicional de processamento da madeira e do verniz, alia-se o design contemporâneo de Kazunari Miyake, conhecido também pelas suas criações para a marca Muji.

As facas japonesas já são bem conhecidas dos chefs pelo corte preciso. A Serendipity & Co. traz as facas da linha Shogun, de aço damasco com delicada estampa na lâmina, resultado de múltiplas sobreposições de camadas de aço, técnica de forja tipicamente japonesa. No caso da linha Shogun, são 16 camadas de aço com estampa martelada, produzidos por mestres cuteleiros.

facas_japonesas2
Corte preciso de uma faca japonesa

A Suncraft Company, também tradicional fabricante de facas e tesouras de cozinha, traz a linha MOKA, com a assinatura do desenhista industrial Motoyoshi Kawakami, e ganhadora do prêmio Good Design da Secretaria de Pequenas e Médias Empresas do Japão, em 2008. É vendido nas lojas high-end do Japão e será apresentado pela primeira vez ao mercado brasileiro. As lâminas destas facas são feitas em aço inoxidável de cromo-molibdênio-vanádio, com elevada porcentagem de cromo, o que confere mais resistência e durabilidade.

O governo japonês pretende, através destas ações, valorizar os produtos das pequenas e médias empresas japonesas, e oferecê-los para o mercado internacional. A Jetro, Japan External Trade Organization, entidade oficial de fomento ao comércio exterior e investimentos do Japão, é a responsável por mais esta iniciativa.

O objetivo é permitir que o mercado brasileiro interaja com os produtos japoneses, criando novas tendências. Afinal, são produtos de excelência, fabricados com técnicas seculares e que até agora estavam reservadas para o seleto mercado interno japonês. Uma grande oportunidade para os chefs e especialistas em gastronomia renovarem seus utensílios de trabalho.

50º Gift Fair e 18º D.A.D.

Onde: Pavilhão de Exposições do Expo Center Norte. Rua José Bernardo Pinto, 333 São Paulo

Quando: De 23 a 26 de fevereiro de 2015

Site: www.giftfair.com.br

Jo Takahashi Jo Takahashi foi consultor de arte e cultura na Japan Foundation, onde atuou por 25 anos como administrador cultural. Agora, migra essa experiência para a sua produtora independente, a Dô Cultural, que propõe um conceito design de formatar e desenvolver o projeto cultural.
Conteúdo da Hashitag #14
Conteúdo Relacionado

Compre agora na Amazon

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para personalizar publicidade e produzir estatísticas de acesso de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.