Duo Yamamoto Piano

Ayaka e Yuka tocam juntas desde 2009
Ayaka e Yuka tocam juntas desde 2009

As irmãs Ayaka e Yuka Yamamoto formam um duo de piano vencedor de prêmios internacionais de música e desde o primeiro ano em que se juntaram, em 2009, já vêm colecionando boas críticas de jurados. Em 2013, venceram a 12ª edição do Murray Dranoff International Two-Piano Competition (EUA) e, a convite da Fundação Dranoff, as pianistas estiveram em São Paulo para uma apresentação única no Brasil no último dia 27. Daqui, ainda seguem para o Uruguai e para a Argentina para completar a turnê pela América Latina.

Yuka contou que durante o último ano da faculdade de música (quando se formaria como pianista solo), começou a pensar o que faria em seguida. “Nesse tempo, pensamos em criar algo original, que nós duas pudéssemos participar juntas”, disse Ayaka durante o bate-papo mediado por Gioconda Bordon com tradução de Akemi Matsuda.

Já no primeiro ano em que decidiram pela carreira em dupla foram premiadas com a primeira colocação no Concurso para Piano PTNA (Japão). Também ganharam o Grande Prêmio da terceira edição do Concurso Internacional de Música de Yokohama. Em 2010, foram premiadas no 13º Concurso Internacional “Pietro Argento” (Itália), no 16º Concurso Internacional para Duo de Pianos (Japão). Em 2011 receberam menção honrosa no “Liszt 200 – International Piano Duo Competition” (EUA).

Sobre a escolha do repertório, as irmãs disseram que, como estão na América Latina, resolveram incluir na apresentação temas latinos do compositor contemporâneo estadunidense William Bolcom (que escreveu a sequência para duo em 1991, a pedido da Dranoff 2 Piano Foundation, de Miami.

Na sequência latina, as irmãs trouxeram um toque clássico com influências da cultura popluar latina, interpretando “Recuerdos” que havia sido uma homenagem para Ernesto Nazareth, Louis-Moreau Gottschalk e Ramon Delgado Palacios.

A apresentação de São Paulo aconteceu no Teatro Maksoud Plaza e foi realizado pela Cultura Artística e pela Interarte, como parte do programa “Cultura Artística – Série de Câmara 2014”. Na programação da série, o próximo convidado confirmado é o japonês Kazuhito Yamashita (violão), com concertos marcadas para 15 e 17 de maio.

Ayaka e Yuka Yamamoto em bate-papo ao lado de Akemi Matsuda
Ayaka e Yuka Yamamoto em bate-papo ao lado de Akemi Matsuda

Clique em uma das imagens abaixo para visualizar a galeria


Fotos:Henrique Minatogawa/ Nikko Fotografia

Você pode se interessar também por...