Combini, a conveniência japonesa

As lojas podem ser encontradas em centros urbanos ou rurais

As lojas podem ser encontradas em centros urbanos ou rurais


7-Eleven (Seven-Eleven), Family Mart, am/pm, Daily Yamazaki, Sunkus, Circle K, Lawson, Ministop, Seiko Mart ou Coco Store. As lojas de conveniência do Japão estão em todos os cantos e ficam abertas 24 horas por dia, 365 dias por ano.

As lojas funcionam 24 horas por diaAs lojas funcionam 24 horas por dia

O apreço pela comodidade pode ser facilmente compreendido nessas lojas de conveniência do Japão. Esqueceu de pagar a conta no banco? Precisa de uma roupa de emergência? Ou só quer fazer um lanchinho de madrugada? A solução para esses problemas se resumem em três sílabas: com-bi-ni.

A palavra “combini” é uma abreviação de “convenience store” (ou como é lido em japonês: “konbiniensu sutoa”) e ganha uma dimensão ainda maior quando se trata de conveniência entre os japoneses.

As lojas são pequenas mas têm mais do que você pode imaginar. A seção de comidas tem opções de instantâneos, salgadinhos, onigiris diversos, até os mais “gourmets” (como um fetuccine de camarão ou um tiramissù, por exemplo). As vitrines de salgados sempre têm opções de frango frito, nikuman (pão chinês cozido no vapor) e, no inverno, de oden (tipo de sopa com diversos ingredientes cozidos). Se o cliente quiser esquentar a comida ou precisar de água quente é só pedir no balcão.

Variedade de produtos ajudam em diferentes tipos de situações emergenciais
Variedade de produtos ajudam em diferentes tipos de situações emergenciais

Bebidas geladas ou quentes? Tem, sim senhor! Produtos de higiene pessoal? Certamente! Caiu um botão da camisa e precisa pregá-lo de última hora? É só procurar por um kit costura. Está se sentindo indisposto? Energéticos ou remédios podem ajudar.

Seção de livros e revistas
Seção de livros e revistas

Na seção de jornais e revistas é comum encontrar clientes lendo ali mesmo, de pé. Nos caixas eletrônicos 24 horas é possível fazer algumas operações bancárias como saques e pagamentos. Logo na entrada, tem também as máquinas para comprar de ingressos de shows, revelar fotos, tirar xerox, escanear documentos.

Os arquivos podem ser enviados diretamente do celular
Os arquivos podem ser enviados diretamente do celular

As empresas privadas de entregas também prestam serviços nos combinis e ainda permitem o agendamento da data e horário de entrega do pacote.

A variedade de produtos e serviços que podem ser encontrados em um combini surpreende e o melhor de tudo é que os preços, em geral, não são muito superiores aos encontrados em um supermercado.

Qual é o seu combini preferido? Deixe seu comentário ;)

Você pode se interessar também por...