Dia dos Esportes no Japão (Taiku no Hi)

Toda gincana esportiva japonesa tem a brincadeira da bola ao cesto
Toda gincana esportiva japonesa tem a brincadeira da bola ao cesto

O Dia dos Esportes (体育の日 Taiiku no hi) é celebrado desde 1966, para relembrar a abertura dos Jogos Olímpicos de Verão de 1964 em Tóquio (que aconteceu em outubro naquele ano, para evitar a época de chuvas em julho, no país). A data promove a prática dos esportes e do estilo de vida saudável. Com a medida do “Happy Monday Seido”, a partir de 2000, o feriado ficou fixado à segunda segunda-feira de outubro.

Neste dia, a maioria das escolas, bairros e instituições do Japão aproveitam o feriado para organizar as tradicionais gincanas esportivas, chamadas de undokai. O evento se configura com um encontro de jogos e exercícios que integra todos em um espaço de convivência. Nos jogos coletivos, os grupos geralmente se dividem em dois times: branco e vermelho.

Entre as principais brincadeiras que não podem faltar em um undokai estão o cabo de guerra, corrida com obstáculos, revezamento e a bola ao cesto. Além de incentivar o exercício físico, os jogos proporcionam momentos de diversão e integração.

Brincadeiras estimulam a prática dos exercícios físicos
Brincadeiras estimulam a prática dos exercícios físicos

Você pode se interessar também por...