Awa Odori atrai turistas para o sul do Japão
O verão japonês é marcado pelas festas que alegram as ruas das cidades com queima de fogos de artifício, barracas de comidas e muitas danças típicas. Durante o obon (feriado de finados), um dos maiores festivais do país acontece na ilha de Shikoku, em Tokushima. Entre os dias 12 e 15 de agosto, a cidade recebe milhares de turistas para celebrar o Awa Odori.
Awa é o antigo nome de Tokushima e odori significa dança. Ao som de flautas e cantos, o Awa Odori convida todos a participarem da festa sob o lema “É um tolo quem dança e um tolo quem observa. Se ambos são tolos, por que não dançar também?!”.
A dança regional é dividida em quatro partes principais: das mulheres, dos jovens, dos homens e da banda. A ala feminina chama atenção pela delicadeza dos passos. Os braços para o alto, o movimento suave das mãos e o equilíbrio nos guetas de “salto duplo” compõem a coreografia. São elas também que usam o amigasa = chapéu de palha dobrado na metade.
Os jovens e os homens (vestindo happi) dançam também com os braços para o alto, cruzando as pernas enquanto caminham quase que agachados (parece um pouco bem cansativo) e fazem movimentos mais dinâmicos.
Grupos de diversas regiões (chamados de ren) se apresentam nas ruas e na área reservada (semelhante a um sambódromo, com arquibancadas nas laterias da passarela). A dança é praticamente a mesma para todos os grupos, a música também, mas cada bloco tem a sua banda, então o ritmo levado por cada um acaba sendo diferente também.
A banda acompanha os dançarinos com instrumentos tradicionais como a flauta de bambu, o shamisen, tambores e sinos.
Clique em uma das imagens abaixo para visualizar a galeria
Fotos: Karin Kimura
Mais informaçõas
Onde: Tokushima (cidade)/ tokushima (província)
Local: Por toda a cidade
Quando: 12 a 15 de agosto
Como chegar: [A pé] 10 minutos da estação de trem JR de Tokushima