Arte koguei

A arte koguei envolve a criação de objetos a partir de elementos básicos da natureza


A arte koguei envolve a criação de objetos a partir de elementos básicos da natureza

A arte koguei é uma manifestação da cultura popular japonesa que engloba diferentes modalidades. “Em geral, traduz-se de forma bastante simplista como artesanato ou arte craft, mas existem algumas especificidades da arte koguei que ultrapassam a simples tradução de arte artesanal”, explica Célia Oi, coordenadora de comunicação da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social. “Ela é feita manualmente, mas alguns objetos são feitos com equipamentos específicos”, completa.

Elementos básicos da natureza como fogo, água, madeira, terra e ferro ganham vida nas mãos de artistas que unem a visão estética refinada com técnicas apuradas. A cerâmica de alta temperatura, por exemplo, chega como novidade em terras tupiniquins, onde a queima a baixas temperaturas era a mais difundida. Com o passar dos anos, outros materiais foram introduzidos como tecidos, vidro, aço, entre outros.

A tosso ningyo também integra o campo da arte koguei, com a delicadeza das bonecas feitas com pó de conchas. São esculturas em madeira que apresentam uma textura bem lisa à pele das bonecas devido ao acabamento com pó de conchas marinhas (gofun) e cola (nikawa).

No Brasil, a arte koguei foi introduzida a partir da década de 50, em uma época marcada pela imigração pós-guerra. Neste período, os japoneses que chegavam no Brasil já tinham estudado no Japão, mas não viam muitas perspectivas por lá e, por isso, resolveram migrar para cá. “Nessa transição, eles trazem a arte deles, para praticar aqui”, explica Célia Oi.

Na década de 60, formou-se a Associação de Arte Koguei que organizou a primeira exposição com o objetivo de divulgar a tradição milenar da cultura japonesa, no Brasil.

Veja as fotos de algumas das peças produzidas pelos pioneiros da Arte Koguei no Brasil. A exposição foi montada no 16º Festival do Japão, pela Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social (Bunkyo de São Paulo).

Clique em uma das imagens abaixo para visualizar a galeria

Fotos: Rafael Salvador/ JBC