Robô japonês será levado em viagem espacial

Kirobo será o primeiro robô-astronauta
Kirobo será o primeiro robô-astronauta

O Kirobo é um robozinho de 34 centímetros que foi desenvolvido para acompanhar o astronauta Koichi Kawata em sua próxima viagem à Estação Internacional Internacional (ISS). Os dois vão decolar no dia 4 de agosto, enquanto o irmão gêmeo de Kirobo, Mirata, vai ficar na Terra para observação de possíveis diferenças de desempenho.

Os robozinhos são diferentes por possuírem um software desenvolvido para que tenham a habilidade de conversar, além de realizar tarefas em situações de baixa gravidade. Eles também reconhecem rostos e registram imagens e foram inspirados no personagem Astro Boy, de Osamu Tezuka.

Kirobo passou por diversos testes de desempenho em situações com gravidade zero
Kirobo passou por diversos testes de desempenho em situações com gravidade zero

O nome do robô falante é um jogo de palavras que junta o nome do laboratório japonês mantido na ISS, “Kibo” (esperança), e robot (robô). O Kirobo será o primeiro robô-humano a embarcar em uma viagem espacial e foi desenvolvido pela Universidade de Tóquio, pela Toyota e pela Dentsu Inc., com a intenção de observar como um robô pode conviver com humanos. O coordenador geral do projeto, Fuminori Kataoka, da Toyota, explica no vídeo que o objetivo é contribuir para a criação de uma sociedade em que humanos e robôs possam coexistir e interagir.

Vídeo: ToyotaEurope

Você pode se interessar também por...