Robô japonês será levado em viagem espacial
Kirobo será o primeiro robô-astronauta
O Kirobo é um robozinho de 34 centímetros que foi desenvolvido para acompanhar o astronauta Koichi Kawata em sua próxima viagem à Estação Internacional Internacional (ISS). Os dois vão decolar no dia 4 de agosto, enquanto o irmão gêmeo de Kirobo, Mirata, vai ficar na Terra para observação de possíveis diferenças de desempenho.
Os robozinhos são diferentes por possuírem um software desenvolvido para que tenham a habilidade de conversar, além de realizar tarefas em situações de baixa gravidade. Eles também reconhecem rostos e registram imagens e foram inspirados no personagem Astro Boy, de Osamu Tezuka.
Kirobo passou por diversos testes de desempenho em situações com gravidade zero
O nome do robô falante é um jogo de palavras que junta o nome do laboratório japonês mantido na ISS, “Kibo” (esperança), e robot (robô). O Kirobo será o primeiro robô-humano a embarcar em uma viagem espacial e foi desenvolvido pela Universidade de Tóquio, pela Toyota e pela Dentsu Inc., com a intenção de observar como um robô pode conviver com humanos. O coordenador geral do projeto, Fuminori Kataoka, da Toyota, explica no vídeo que o objetivo é contribuir para a criação de uma sociedade em que humanos e robôs possam coexistir e interagir.