Encontro de chefs apresenta a versatilidade do molho shoyu
Sobremesa harmoniza shoyu com chocolate e chá verde
A tradicional combinação de sashimi com shoyu já é bastante conhecida. Mas, o molho de soja pode ser usado em pratos que vão além dos tradicionais e abre espaço para novas combinações de sabores. No 1º Evento Kikkoman Club, quatro chefs do cenário paulista apresentaram receitas variadas para mostrar a versatilidade do shoyu.
O destaque da noite foi a sobremesa criada pela chef Ligia Karazawa, do restaurante Clos de Tapas. Criado especialmente para o evento, o “Jardim Zen” é feito com uma base de bolo simples para sustentar, seguida de três camadas: uma de um creme de chocolate amargo belga com shoyu; uma de creme de chocolate branco com pistache e, por fim, uma de mousse de chá verde.
“Eu tive que quebrar um pouco a cabeça para pensar em uma sobremesa com shoyu porque a primeira coisa que pensei foi o mochi (bolinho de massa de arroz). Mas eu queria fazer algo diferente e eu segui para uma sobremesa com chocolate, uma sobremesa mais gulosa”, brinca a chef Ligia.
Como parte da decoração, mas não menos importante, completaram o prato: cubinhos de gelatina de shoyu sucrée e compota de laranja para equilibrar o doce com amargor. Veja receita aqui.
Já o desafio do chef Ricardo Pellegrino foi trazer à culinária ocidental, o toque do molho de soja. A releitura do molho chimichurri – feito à base de ervas, pimenta e azeite de oliva – trouxe um toque de shoyu ao bife de chorizo (contra-filé argentino) . Para acompanhar, Pellegrino escolheu as bolinhas de purê de batata empanadas, regadas com uma redução de molho shoyu sucrée.
O prato tradicional ficou por conta do chef Hideki, do Hideki Sushi que apresentou aos convidados o Tirashizushi, com ovas de peixe.
Para mostrar a culinária fusion, Marcelo Bonna, da Temakeria Kinome, fez o “Ceviche Kinome” de robalo e lula, incrementado com tiras de alho-poró fritas. O molho foi feito à base de laranja, limão e shoyu, para marinar o peixe e a lula.
Clique em uma das imagens abaixo para visualizar a galeria
- Kazuya Mori, diretor da Kikkoman Brasil, apresenta a marca e os quatro molhos shoyu que estão no mercado brasileiro
- O chef Marcelo Bonna prepara o ‘Ceviche Kinome’
- Ceviche de robalo e lula, com molho shoyu mostra a culinária fusion do prato peruano com molho japonês
- Chef Hideki serve o ‘Tirashizushi’ do restaurante ‘Hideki Sushi’
- Tirashizushi com ovas de peixe traz os sabores da culinária tradicional japonesa
- Detalhe da decoração feita em origami pela designer Adriana Suzuki
- Ricardo Pellegrino harmoniza prato argentino com o molho de soja
- Molho shoyu aplicável à culinária ocidental: bife de chorizo com chimichurri e batatinhas empanadas
- O chef Murakami alegrou a noite cantando para os convidados
- Ligia Karazawa cria sobremesa ‘Jardim Zen’
- ‘Jardim Zen’: sobremesa harmoniza shoyu com chocolate e chá verde
- Chefs trocam experiências no 1º Evento Kikkoman Club
- 1º Evento Kikkoman Club apresenta os molhos da marca
Imagens: Rafael Salvador / JBC