Início da primavera no Japão

Japoneses vão ao templo para o tradicional 'lançamento de soja', em Osaka
Japoneses vão ao templo para o tradicional ‘lançamento de soja’, em Osaka

No Japão, a troca de estações mais aguardada é o fim do inverno e a chegada da primavera. Para comemorar a chegada dos bons ventos da primavera, é comemorado o setsubun – que significa literalmente divisão de estações – no dia 3 de fevereiro. Essa data foi convencionada com base no antigo calendário japonês, o calendário lunar.

O dia não chega a ser feriado nacional, mas é muito comemorado em templos de todo o país. As cerimônias de “lançamento de soja” costumam aglomerar fiéis nos templos xintoístas e budistas, de onde celebridades japonesas jogam pequenos pacotes com soja torrada. Àqueles que conseguem pegar a soja, acredita-se que haverá boa sorte.

Há também a versão de celebração do setsubun em casa. Nas famílias mais tradicionais, o patriarca se veste de demônio (oni) e os demais membros da família jogam grãos de soja torrado (fuku mame) gritando “Ogros para fora! Fortuna para dentro” (Oni wa soto! Fuku wa uchi!). Esse ato serve para prevenir a entrada de demônios na casa.

Há a crença também de que cada um deva comer grãos de soja em quantidade correspondente à idade para trazer saúde e felicidade.


“Ogros para fora! Fortuna para dentro” (Oni wa soto! Fuku wa uchi!), para espantar os males

Siga a Made in Japan no Instagram @madejpn