Daruma, o mais famoso amuleto do Japão
Especialmente no início do ano, é uma tradição presentear amigos e familiares com o Daruma, uma figura geralmente vermelha e arredondada. É um dos amuletos mais conhecidos da cultura japonesa.
Os olhos do Daruma inicialmente estão em branco. A pessoa que receber um Daruma faz um pedido, momento em que deve pintar o seu olho esquerdo. O direito será pintado apenas quando o desejo for realizado.
Uma das histórias contadas a respeito da origem do Daruma é que ele era um monge budista cujos braços e pernas atrofiaram em razão de ele ter meditado ininterruptamente por nove anos em uma caverna.
Embora exista em outras cores, o mais comum é o Daruma vermelho. Antigamente, era a cor das vestes dos monge e também é uma cor que representa proteção.
No Japão, no fim do ano, é costume as pessoas levarem seu Daruma para um templo para serem queimados.
Os olhos
A interpretação da pintura dos olhos é igualmente variada. Possivelmente, foi inspirada em uma tradição budista. A etapa final da consagração de um templo era o ritual de pintura dos olhos da estátua do buda, o que representava a iluminação.
Uma outra interpretação afirma que o Daruma com apenas um olho pintado funciona como lembrete para que a pessoa continue trabalhando para alcançar o objetivo.
Brincadeira
Daruma Otoshi é um tradicional brinquedo japonês que consiste em um Daruma, cinco blocos coloridos e um martelo.
O objetivo é descer o Daruma do topo da pilha de blocos. Deve-se acertar com o martelo o bloco que estiver na base com o martelo de modo que o Daruma não seja derrubado.