Chef demonstra culinária de região atingida pelo tsunami

Chefs Koichi Mori (esq.) e Shin Koike (dir.)
Chefs Koichi Mori (esq.) e Shin Koike (dir.)

Na tarde de 15 de março de 2012, aconteceu a demonstração e palestra sobre macarrão de trigo sarraceno (soba), representante da culinária tradicional de Tohoku, nordeste do Japão.

O evento foi organizado pelo Consulado Geral do Japão em São Paulo, Fundação Japão, Blue Tree Hotels e Bunkyo.

A região foi a mais afetada pelo terremoto seguido de tsunami em 11 de março do ano passado. Assim, o chef Koichi Mori, da cidade de Sendai, uma das mais danificadas, foi convidado para falar sobre sua experiência na tragédia e para realizar a demonstração.

“Eu estava no mercado fazendo compras. O teto caiu, e muita coisa ficou no chão. Não havia onde pisar. Ao sair, vi pessoas feridas, ruas inundadas, carros batidos e casas destruídas”, contou. O chef Mori é proprietário do restaurante Kuimon-ya Mori. “Quando cheguei ao restaurante, garrafas, copos e pratos estavam quebrados. Ficou uma camada de cerca de 15 cm de vidro”.

Cônsul-Geral do Japão Kazuaki Obe e a empresária Chieko Aoki
Cônsul-Geral do Japão Kazuaki Obe e a empresária Chieko Aoki

Neste mês marcado por cerimônias e eventos memoriais, o chef Mori agradeceu pela ajuda oferecida pelo Brasil. “Ainda há muito a fazer, mas Tohoku vai se recuperar. Vamos nos esforçar”, finalizou.

Antes, na abertura, o Cônsul-Geral do Japão Kazuaki Obe falou sobre a tragédia de 11 de março e agradeceu pelo apoio da sociedade nipo-brasileira. “Os laços de união entre os países vão se fortalecer cada vez mais”, disse o cônsul.

Em seguida, a professora Lumi Toyoda falou sobre algumas tradições japonesas relacionadas à gastronomia. No caso do soba, tema do evento, ela explicou sua simbologia. “Soba”, em japonês, também significa “perto”; por isso, é um prato típico da celebração de fim de ano, representando união. Além disso, por ser comprido, o macarrão remete à longevidade.

Encerrada a demonstração do preparo do soba, o chef Shin Koike (do restaurante Aizomê) preparou a degustação, em que foram servidos soba gelado, nhoque de soba e sopa de rabo de boi.

O evento contou com a presença de personalidades como Chieko Aoki (presidente do Blue Tree Hotels), Glória Kalil (consultora de moda), Luiza Helena Trajano (presidente do Magazine Luiza), o chef Jun Sakamoto, a ceramista Hideko Honma, Heaven Delhaye (chef do Programa Nestlé com Você, da Rede TV!) e Zizao (atacante do Corinthians).

Clique em uma das imagens abaixo para visualizar a galeria de fotos

Fotografia: Rafael Salvador e Henrique Minatogawa