Fotos da apresentação do Grupo Kagura do Brasil

Apresentação da história Hachiman

Personagem da história de Hachiman


No dia 4 de março, domingo, aconteceu a 1ª Apresentação Beneficente do Grupo Kagura do Brasil no Centro Cultural Hiroshima do Brasil, em São Paulo. O evento recebeu doações de alimentos não-perecíveis que serão encaminhados para a Casa de Reabilitação Social em Santos.

A primeira apresentação foi da história “Hachiman”. No enredo, de acordo com o site do Grupo Kagura do Brasil, o vigésimo primeiro imperador Yuuryaku ordenou que o príncipe Hachiman Taro derrotasse o Demônio do Caos, que maltratavam o povo da província de Suruga (atual Shizuoka). O príncipe prontamente se encaminhou a Suruga, na companhia do atrapalhado Hachi. Todos, então, entraram em luta contra o Demônio. O Demônio tenta se defender, mas é vencido pelas flechas sagradas do arco do príncipe.

Em seguida, aconteceu a apresentação de duas coreografias do Grupo Ishin de yosakoi soran, dança contemporânea japonesa com origens nas províncias de Hokkaido e Kochi, inspiradas em movimentos da pesca e agricultura. Depois, o grupo Smile mostrou o matsuri dance, que adapta movimentos de danças modernas aos padrões do Bon Odori, com sequências repetidas em formato circular.

Em Yamata no Orochi, uma serpente monstruosa ameaça um povoado de Shimane

Em Yamata no Orochi, uma serpente monstruosa ameaça um povoado de Shimane

O grupo Kagura do Brasil retornou, então, para apresentar a história “Yamata no Orochi”. Consta que, em uma montanha na província de Shimane, havia uma serpente monstruosa que apavorava a população local, exigindo oferendas; pior: todo ano, raptava uma das filhas de um casal de idosos.

Quando ficou apenas a oitava filha, Inadahime, o casal pediu a Susanoo no Mikoto, irmão da deusa Amaterasu, que os ajudasse. Susanoo, então, elaborou um plano: instruiu que o casal preparasse muito sake, bebida favorita da serpente. Uma vez embriagada, Susanoo a derrotaria. Em troca, receberia a mão da jovem em casamento.

No encerramento do evento, os integrantes dos três grupos e a plateia dançaram juntos o matsuri dance.

Interessados em participar do Grupo Kagura do Brasil podem obter informações pelo e-mail kagurabrasil@yahoo.com.br ou telefone (11)3207-5476.

Clique em uma das imagens abaixo para visualizar a galeria de fotos da 1ª Apresentação Beneficente do Grupo Kagura do Brasil

Fotografia: Henrique Minatogawa