Nintendo apresenta seu novo console de games: o Wii U

A Nintendo revelou seu novo console de videogame durante a conferência que antecedeu a Electronic Entertainment Expo (E3), principal evento do setor no Ocidente, que aconteceu entre os dias 6 e 9 de junho em Los Angeles, EUA.

A conferência começou com uma orquestra executando temas do game The Legend of Zelda, em comemoração dos 25 anos da franquia. O game designer Shigeru Miyamoto (criador do Mario) iniciou a apresentação falando em inglês, mas continuou em japonês, tendo um intérprete para a tradução simultânea.

Miyamoto falou sobre a importância da música para os games da série, depois chamou ao palco outros profissionais que trabalharam com a franquia Zelda, como Takashi Tezuka, Eiji Aonuma e Yoshiaki Koizumi, mas agradecendo a toda a equipe da empresa. Foram exibidos vídeos de jogos clássicos da série que serão relançados, como Ocarina of Time (do Nintendo 64), que terá uma versão remasterizada para o novo portátil 3DS.

Depois, Satoru Iwata (CEO da Nintendo) falou sobre a postura da empresa, cujo objetivo é servir a todos os jogadores, proporcionando uma experiência mais profunda e com apelo mais amplo.

Reggie Fils-Aime (presidente da Nintendo of America) apresentou as novidades para o 3DS: Mario Kart, Star Fox 64 3D, Kid Icarus Uprising, Luigi’s Mansion 2 e Super Mario, que será o primeiro jogo do famoso personagem a ser criado em 3D para um portátil. Depois, um vídeo mostrou os jogos que outras empresas pretendem lançar, incluindo nomes como Resident Evil, Tekken, Ace Combat, Driver e Metal Gear Solid. Para terminar essa seção da conferência, Pokémon Black/White e sua Pokédex 3D.

O Wii U terá interação diferenciada com TV e internetAfinal, o novo console da empresa foi revelado. Com o nome Wii U, ele mantém o conceito consagrado pelo Wii e adiciona mais poder de harware e funções online.

O grande destaque foi o controle, que conta com uma touchscreen de 6.2 polegadas, bateria recarregável, sensor de movimento, seis botões convencionais, direcional digital, duas alavancas analógicas, câmera, microfone e alto-falantes, e é capaz de exibir imagens distintas ou complementares ao conteúdo que estiver na tela da TV.

O nome “Wii U” foi explicado da seguinte forma: “Wii” corresponde a “we” (“nós”, em inglês), enquanto “U” refere-se a “you” (“você”). Com o novo console, a Nintendo pretende focar nos conceitos de “games, TV e internet”, relacionando-os com “você, amigos e família”, definido como “uma nova estrutura para o entretenimento doméstico”.

Assista, a seguir, um vídeo (em inglês) com o resumo da conferência da Nintendo na E3 2011.