Kirin, símbolo da paz e da bondade

Kirin Tanaka Juuyoh

O kirin faz parte da mitologia japonesa e chinesa Tanaka Juuyoh/CC

O kirin é um animal mitológico com corpo de veado, cascos de cavalo, cauda de boi, escamas de peixe e um chifre semelhante ao de um unicórnio. Algumas interpretações dizem que ele tem a cabeça de leão, enquanto outras falam que é de dragão.

Presente na mitologia do Japão e da China, o kirin habita o paraíso, de onde sai para proteger os bons e punir os maus. Simboliza paz, bondade e longevidade – dizem que ele vive por mil anos.

Segundo a lenda, o kirin aparece antes do nascimento ou da morte de uma grande pessoa. Outra versão da história diz que ele anuncia a chegada de um grande sábio.

Cerveja Kirin

Mascote de uma marca de cerveja, esta é uma das mais conhecidas representações do kirin Quinn Dombrowski/CC


Uma conhecida fabricante japonesa de bebidas se inspirou no kirin para seu nome e também para o seu mascote, que estampa o rótulo de muitos de seus produtos.

Outras referências de kirin

A mitologia que envolve o kirin também foi base para o anime Jyuuni Kokki (Os Doze Reinos). A história acontece em um mundo fantástico, no qual cada um dos reinos é governado por um rei e um kirin, que pode assumir forma humana. O kirin, aliás, é quem escolhe o monarca, e depois passará a ser uma espécie de guardião.

O kirin também aparece na popular série de games Monster Hunter como um personagem muito forte, capaz de emitir descargas elétricas, mas que tem no chifre seu ponto fraco.

Kirin no game Monster Hunter

Kirin no game Monster Hunter


Curiosidade: “kirin” também significa “girafa” em japonês.

Você pode se interessar também por...