Revista Made in Japan comemora 13 anos

Há treze anos, em 15 de setembro de 1997, a revista Made in Japan nascia com a missão de apresentar, aos brasileiros, diferentes aspectos da sociedade nipônica. O Japão era um mundo distante, não só pelos 20 mil quilômetros que o separam do Brasil. A internet engatinhava em solo verde-amarelo, e o acesso a informações sobre a misteriosa Terra do Sol Nascente ainda era restrito.

Em treze anos de existência (em formato impresso e, posteriormente, digital), a Made in Japan desvendou o Japão moderno e tradicional, por meio de reportagens, e acompanhou o desenvolvimento e as conquistas da comunidade nikkei no Brasil.

Ao longo desses anos muita coisa mudou. A cultura nipônica passou a fazer parte do dia a dia dos brasileiros. Se a culinária japonesa era vista como exótica, tornou-se sinônimo de requinte e saúde. Se as histórias em quadrinhos japonesas eram pouco conhecidas no País, hoje são publicadas em português e estão nas prateleiras do quarto de qualquer adolescente brasileiro.

Para marcar o aniversário, nada melhor que recordar. Ao longo do mês de setembro, republicaremos matérias que fizeram parte da história da Made in Japan. As catorze reportagens – que circularam originalmente em edições de aniversário da revista – foram reeditadas e serão disponibilizadas no site.

Além disso, restauramos a edição número 1 da Made in Japan, em formato digital. Ela pode ser visualizada na íntegra por meio deste link.

Acompanhe as novidades do site, neste mês de aniversário, e boa leitura!