Ozawa disputará eleições partidárias com atual premiê do Japão

Ichiro Ozawa, um dos nomes mais influentes do Partido Democrático do Japão (DPJ), anunciou que disputará com o atual premiê Naoto Kan a eleição para a liderança da sigla, que acontecerá no próximo dia 14 de setembro. A afirmação foi feita quinta-feira 26.

Quem vencer a disputa será primeiro-ministro do Japão, uma vez que o DPJ possui maioria na Câmara Baixa do Parlamento. Se Ozawa conquistar a liderança do partido, ele sucederá Kan e será o terceiro premiê do Japão em menos de um ano.

Ozawa critica Kan pela proposta de aumentar os impostos sobre o consumo. A proposta do premiê também diminuiu sua aprovação pela população japonesa.

Em agosto de 2009, a sigla de centro-esquerda DPJ venceu as eleições para a Câmara Baixa do país, elegendo o primeiro-ministro Yukio Hatoyama e acabando com a hegemonia de 54 anos do partido LDP (hoje de oposição) no poder.

Kan substituiu o premiê Hatoyama em junho, com o objetivo de recuperar a popularidade perdida do DPJ. Hatoyama enfrentava baixos índices de aprovação antes de renunciar – apenas 43% dos eleitores apoiavam seu governo.