Festival do Japão de 2010 apresenta a arte das províncias japonesas
A Arte das Províncias foi o tema que norteou a 13ª edição do Festival do Japão durante os dias 16, 17 e 18 de julho, em São Paulo.
Marcada pelas músicas, danças folclóricas e artesanatos das diversas regiões do arquipélago, o evento apresentou a cultura nipônica tradicional e pop, esquentando o fim de semana dos visitantes com atrações para todas as idades.
Se conhecer a cultura japonesa foi bom, melhor ainda foi experimentar os pratos típicos de cada região na praça de alimentação, promovida pelas 50 associações participantes.
As palestras e os workshops gratuitos criaram a oportunidade das pessoas entrarem em contato e aprenderem mais sobre oshibana (flores prensadas), origami (dobraduras), shodo (caligrafia japonesa), mangás (quadrinhos japoneses), furoshiki, pipamodelismo, etiqueta japonesa à mesa, entre outros.
A agitação ficou a cargo da cultura jovem no espaço de experimentação AkibaSpace, no desfile de personagens da Parada Cosplay e durante a final do concurso WCS, promovidos pela primeira vez dentro do Festival do Japão. O concurso de beleza Miss Nikkey 2010, por sua vez, elegeu a descendente de japoneses mais bonita do Brasil.
Além disso, as crianças e os idosos receberam atenção especial com áreas exclusivamente dedicadas a ambos os públicos. Confira mais detalhes sobre como foi o maior evento de cultura japonesa da América Latina na série de reportagens da Made in Japan!