O diferente Valentine’s Day do Japão

Se existe algo com que japonesas e japoneses estão preocupados esta semana é com o presente que irão dar e ganhar no dia dos namorados, que acontece dia 14 de fevereiro.

Mas diferente dos costumes brasileiros, em que os dois costumam trocar presentes, no Japão somente a mulher dá presente para o homem nesta data.

E para não errar, as japonesas costumam presentear suas caras metades com um doce e saboroso presente: chocolate.

A fim de fugir do presente-clichê (bombons de chocolate), algumas acabam optando por algo mais inusitado. Então, vale dar camiseta coberta de chocolate, uma sessão de terapia facial com chocolate ou até convidar o namorado para jantar um lamen com chocolate.

E segundo o costume japonês, a data comemorativa não é restrita apenas aos pombinhos apaixonados. Vale dar presente para o pai, para um amigo (que não seja, necessariamente de uma amizade colorida) e também para colegas de trabalho.

Antes de as feministas se revoltarem contra o Valentine’s day do Japão, é bom avisar. Dia 14 de março será a vez das meninas ganharem chocolates e docinhos de seus admiradores. Será o White day, dia de dar chocolate branco para as mulheres. Por fim, todo mundo se diverte, ganhando ou dando um presente com chocolate.

Você pode se interessar também por...