Ishihara é reeleito em Tokyo
O governador de Tokyo, Shintaro Ishihara, conquista seu terceiro mandato ao vencer, com 54% dos votos, as eleições governamentais ocorridas no domingo, em uma disputa que contou com 14 candidatos.
Ishihara, 74 anos, eleito pelo Partido Liberal Democrata, disse aos repórteres sobre sua vitória nas urnas. “Os feitos da minha administração levou as pessoas de Tokyo a aumentar meu apoio”. Ele também enfatizou a promessa de campanha de tornar a capital japonesa sede das Olimpíadas de 2016.
O governador também prometeu tomar medidas para conter o impacto ambiental e a prevenção de crimes e desastres na região metropolitana.
Conhecido por ser um político linha-dura, o ex-escritor Ishihara tem sido criticado por conceder privilégios a aliados e produzir gastos sem explicação. Porém, sua experiência no comando da mais populosa província do Japão pesou na decisão dos eleitores.
Entre seus rivais de campanha estavam o ex-governador de Miyagi Shiro Asano, o ex-prefeito de Adachi (Tokyo) Manzo Yoshida, o renomado inventor Dr. NakaMats e o arquiteto Kisho Kurokawa.