Abalos secundários atingem área de terremoto
Um série abalos sísmicos secundários continuaram a atingir a região central do Japão na segunda-feira após um forte terremoto ter sacudido três províncias no dia anterior.
Segundo os números da Agência de Desastres, uma pessoa morreu e 214 ficaram feridas no tremor de domingo. Cerca de 600 residências foram destruídas e 2,6 mil moradores foram evacuados para abrigos das províncias de Ishikawa, Toyama e Niigata.
O primeiro-ministro Shinzo Abe disse à Dieta que o governo fará o possível para assegurar a segurança das pessoas atingidas pelo terremoto.
Às 14h46 de segunda-feira, um tremor de terra adicional com magnitude de 4,8 pontos atingiu novamente a área de Ishikawa, registrando menos de cinco pontos na escala sísmica japonesa. Nenhuma alerta de tsunami foi acionado.
A Agência de Meteorologia do Japão diz que há 70% de chance de ocorrer novos abalos de magnitude 5 ou mais nos próximos três dias. Estima-se que o terremoto de domingo teria atingido 6,9 pontos.
Os tremores leves que precedem um grande terremoto alcançaram 189 até o começo da tarde de segunda-feira, com intensidade variando de 1 a 4 na escala sísmica japonesa.