NTT e McDonald’s fazem parceria
A NTT DoCoMo anunciou nesta segunda-feira um acordo de integração de serviços com a rede de lanchonetes McDonalds do Japão, permitindo a utilização dos celulares como cartão de crédito.
Em uma entrevista coletiva conjunta, a operadora líder do mercado japonês disse que a aliança permitirá que consumidores usem a conta do aparelho para comprar sanduíches ou outros produtos da rede. O serviço estará disponível para todo o Japão à partir de outubro.
As duas empresas também farão promoções em julho, buscando atrair consumidores para um programa de fidelidade do McDonald’s. Nesta parceria, que custará 300 milhões de ienes, a lanchonete investirá 70% e a operadora 30%.
A aliança promete impulsionar o mercado de serviços dos “celulares-carteiras”, que permitem pagar contas em diversos estabelecimentos somente usando o aparelho telefônico. A grande rival da NTT DoCoMo, a KDDI, lançou uma campanha no fim do ano com sete firmas de cartão de crédito para promover o serviço.
Por isso, a operadora líder pretende estar na dianteira dos negócios. “Nós introduzimos os serviços de compras por celular em lojas de conveniência, e este será nosso primeiro desafio em redes de fast-food”, diz o presidente da NTT DoCoMo Masao Nakamura. “Nós estaremos estudando os efeitos do serviço nesta indústria.”
O presidente do McDonald’s do Japão, Eiko Harada, diz que o uso de dados eletrônicos facilitará as pesquisas de consumo e “ajudará a entender as atitudes dos clientes”.
Por causa da parceria, também será introduzido no mercado o serviço ToruCa, da NTT DoCoMo. Com ele, os consumidores poderão obter cupons eletrônicos de lojas e restaurantes conveniadas com a operadora.