TV Tokyo exibiu falsas informações em programa
A emissora TV Tokyo disse nesta terça-feira que veiculou falsas informações de saúde em um programa televisivo.
O caso lembra o da Kansai Broadcasting, que manipulou possíveis dados positivos de uma dieta feita à base de natto (soja fermentada).
De acordo com a TV Tokyo, o programa foi exibido dia 6 janeiro e mostrava os benefícios da yoga para a saúde. Exames de sangue do comediante Hanako Yamada foram veiculadas antes e depois dele tomar aulas de yoga. Foram notadas melhoras na circulação sanguínea, porém, um dos exames usados na demonstração pertencia a um funcionário da emissora.
Em entrevista coletiva, o presidente da TV Tokyo, Sadahiko Sugaya, pediu desculpas e anunciou que adotará medidas disciplinares contra quatro executivos da emissora, e cortará seus salários em 20% em um mês.
“Nós não temos alternativas senão aceitar a culpa pela fabricação (da informação). Nós realmente sabemos de nossas responsabilidades como emissora e nos desculpamos por todos os problemas”, disse Sugaya.
Um produtor do programa, que já foi punido, checou o programa quatro vezes antes de ir ao ar, mas foi incapaz de detectar a manipulação, disse.
Em janeiro de 2005, a TV Tokyo recebeu uma advertência do Ministério das Comunicações e Relações Internas por fabricar dados referentes a medidas contra pólen para alérgicos em um programa.
Sabendo que muitos programas de televisão usam informações terceirizadas, o Ministério das Comunicações pediu na terça-feira para que as emissoras aumentassem o nível de envolvimento na produção dos programas e supervisasse suas informações.
No caso do programa da TV Kansai “Hakkutsu! Aruaru Daijiten II”, encerrado mês passado, foi usado dados de uma companhia de fora da produção sobre os benefícios da dieta do natto.