Vírus do tipo H5 é encontrado em novo surto de gripe aviária
O governo confirmou segunda-feira que uma fazenda em Takahashi, na província de Okayama, foi infectada com um vírus do tipo H5, aumentando para três os casos de gripe aviária no país só neste mês.
O anúncio foi feito pelo ministério da Agricultura, Floresta e Pesca. Novos testes deverão ser realizados no Instituto Nacional de Saúde Animal, em Tsukuba (Ibaraki), para descobrir se o vírus é o letal H5N1. O ministério planeja também montar uma força-tarefa para investigar as rotas de transmissão da doença dentro do país.
Desde sexta-feira, 49 galinhas morreram na fazenda Hashimoto Nojo, em Takahashi. Só no sábado, 20 aves foram encontradas mortas sem causa aparente. Com a confirmação do vírus, todas as 12 mil galinhas do local serão incineradas na terça-feira.
Outras medidas já foram tomadas pelo governo local. Fazendas nas proximidades do local infectado não poderão transportar aves e ovos temporariamente e estações de desinfestação foram montadas em rodovias federais e estaduais.
O governo local também pediu aos moradores e consumidores que não deixem de comer galinhas ou ovos, pois até hoje não houve nenhum caso de contaminação do vírus por ingestão.
Em janeiro, dois outros casos de surto de gripe aviária acometeram o Japão. Os casos ocorreram em Kiyotake e Hyuga, ambas na província de Miyazaki. O Instituto Nacional de Saúde Animal confirmou que nos dois surtos foram detectados a presença do vírus H5N1.
Até então, somente quatro casos de gripe aviária foram detectados entre 2004 e 2005.