Programa que forjou dieta de “natto” poderá ser encerrado
Um programa de tevê semanal que manipulou informações sobre os benefícios de uma dieta usando “natto” (soja fermentada) poderá ser encerrado. De acordo com anúncio feito na segunda-feira pela Kao Corp., a única patrocinadora do programa, a empresa irá romper contrato com o programa.
No sábado, a TV Kansai admitiu que o programa ”Hakkutsu! Aruaru Daijiten II” veiculou informações falsas sobre os possíveis efeitos de uma dieta feita à base de natto, no dia 7 de janeiro. “Nós viemos aqui nos desculpar e dizer o que aconteceu”, disse à imprensa Hiroshi Yamamoto, um dos executivos da emissora.
O ministro das Relações Internas e Comunicações Yoshihide Suga disse que é “extremamente desolador que conteúdo falso tenha sido veiculado usando uma concessão pública” e é preciso investigar cuidadosamente o fato e tomar medidas para prevenir uma nova ocorrência.
A Agência Kinki de Telecomunicações irá investigar se o programa violou a Lei de Difusão, que proíbe que uma mídia veicule fatos distorcidos. Se o caso for confirmado, o órgão tomará medidas administrativas contra a emissora.
Desde o lançamento “Hakkutsu! Aruaru Daijiten”, em outubro de 1996, a Kao tem patrocinado o programa dominical.