Associação tira Kansai do quadro de membros
A associação das emissoras comerciais do Japão decidiram suspender as atividades como membro da Kansai Telecasting Corp. em razão dos escândalos envolvendo manipulação de dados, disse a associação.
“Nós iremos decidir se podemos levantar a suspensão daqui a seis meses após analisar o comportamento da Kansai Telecasting”, disse Michisada Hirose, presidente da TV Asahi e da associação de emissoras.
O grupo tomou essa decisão baseados no princípio de que a Kansai Telecasting minou a confiança de seus telespectadores ao veicular falsas informações em seus programas, disse um integrante da associação.
Em 1997, o grupo suspendera as atividades como membro de duas emissoras – a Fukuoka Broadcasting e a Hokuriku Broadcasting – por, aproximadamente um ano, evitar a veiculação de alguns comerciais.
A polêmica envolvendo a manipulação de dados da Kansai Telecasting aconteceu dia 7 de janeiro no programa ”Hakkutsu! Aruaru Daijiten II”. Nele, foi divulgado os benefícios de uma suposta “dieta do natto (soja fermentada)”, com depoimentos e dados falsos.
No dia seguinte, telespectadores correram para as lojas e supermercados comprar natto, acabando com o estoque em alguns locais.