Comércio com China alcança mais de 200 bilhões em 2006
O comércio entre China e Japão alcançou 207,36 bilhões de ienes em 2006, ficando acima da marca de 200 bilhões pela primeira vez, disse o Ministério do Comércio da China na terça-feira. O aumento nos negócios entre os dois países foi de 12,5% em relação ao ano passado.
Apesar do aumento, a China continua sendo o terceiro maior parceiro comercial do Japão – ficando atrás dos EUA e da União Européia.
Os investimentos diretos do Japão para a China também tiveram um aumento, alcançando 57,4 bilhões de ienes no fim de novembro, tornando o país o segundo maior investidor na China, de acordo com o Ministério.
O Ministério indica que as relações entre os dois países aumentaram desde que o primeiro-ministro Shinzo Abe tomou posse, em setembro.
Abe tem buscado estreitar relações com o país vizinho e tem feito acordos diplomáticos e comerciais com sua contraparte, o presidente chinês Hu Jintao. “Isto criou um ambiente propício para o desenvolvimento da cooperação econômica e comercial entre a China e o Japão”, disse o Ministério.