Brasil é campeão do WCS 2006

Claudio Endo/JBC

O Japão parece dar sorte para o Brasil nos campeonatos mundiais. Depois da Copa de 2002 e do tricampeonato do São Paulo, os brasileiros venceram mais uma em terras nipônicas. Neste domingo em Nagoya (Aichi), o Brasil se tornou o primeiro do mundo do cosplay. Os irmãos Mônica e Maurício Somenzari Leite Olivas faturaram o World Cosplay Summit 2006 se transformando com perfeição nos personagens Rosiel e Alexiel, do anime Angel Sanctuary.

Os brasileiros com enormes asas brancas foram os mais aplaudidos quando subiram ao palco para realizar a performance. Dos 11 grupos participantes, Mônica e Maurício foram os últimos a se apresentar para um júri formado por grandes nomes do mundo dos animes e mangás, como Go Nagai, autor de vários personagens de quadrinhos, e Hiroshi Kitadani, cantor de animesongs.

A dupla ganhou passagens de ida e volta para o Japão e um certificado do Ministério das Relações Exteriores. “Eu não esperava ganhar o concurso, porque os outros concorrentes eram muito bons”, disse Mônica logo após a vitória. O irmão Maurício já pensava diferente. “Eu tinha uma certa esperança. Quando anunciaram o terceiro e o segundo lugares, tive a sensação que algo de bom ia acontecer”, afirmou.

O jurado Go Nagai disse que o Brasil esteve muito bem representado pelos irmãos. “Eles fizeram uma boa apresentação no palco, o que impressionou todos nós”, afirmou. Ele também gostou da dupla chinesa, Ni Jiating e Yu Xinhao, que optou pelo game Final Fantasy 7 – Advent Children.

Se o vencedor fosse japonês, receberia uma passagem para qualquer país da Ásia ou Europa que participa do concurso. O segundo lugar ganhou 50 mil ienes em vale-compra de produtos de animê e mangá do Goodwill Amusement Park. O terceiro ganhou o mesmo prêmio, mas com valor de 30 mil ienes.

Em nome da TV Aichi, que promoveu o concurso, o dublador Toru Furuya disse que o mangá e o cosplay se tornaram palavras conhecidas mundialmente. “Graças a essas tradições da cultura japonesa pessoas de vários países puderam se encontrar nesse evento. Peço que os cosplayers continuem amando o Japão e as maravilhas de sua cultura. A mangá tem a força de unir todas as nações do mundo”, afirmou. No ano que vem, a TV Aichi pretende aumentar ainda mais o número de países participantes.

Em 2010, o concurso será realizado durante o Shanhai Banpaku (feira internacional de exposição em Shanhai), no evento sobre cultura japonesa.

Muitas pessoas do público apareceram fantasiadas para exibir sua criatividade, afinal não é toda hora, mesmo no Japão, que aparece uma oportunidade de encarnar os personagens preferidos.

Confira a classificação geral:

1º lugar: Brasil
Mônica (Alexiel) e Maurício (Rosiel), do anime Angel Sanctuary

2º lugar: Japão
Mariko (Lui Oscar 16) e Chouko (Maria Antonieta), do anime Rosa de Versalles

3º lugar: Itália
Alessandro Leuti (Knight) e Alessia de Magistris (March Hare), personagens do mangá Arms. Os dois têm o nickname de Zohar e Luna.

Prêmio Brother (da empresa Brother Space Communication): Japão
Sakuya Aoi (Killer Yamato) e Goldy (Strike Freedom Gundam), personagens do anime Kidousenshi Gundam Seed Destiny.

Reportagem: Claudio Endo, de Nagoya