JBC lança Dicionário com significado de nomes japoneses

0308_jbc_dicionario.jpg

No Japão, a escolha de nomes para crianças é levada a sério. Diferentemente das culturas ocidentais, em que apenas a sonoridade é levada em conta, os japoneses pesquisam a fundo o significado de cada letra para registrar o nome de seus filhos. A escolha começa pelo alfabeto: são três, um dos quais – o kanji, de ideogramas – oferece mais de 2 mil letras para formar nomes próprios. Esse complexo e interessante sistema é explicado, pela primeira vez em língua portuguesa, no Dicionário de Nomes Japoneses, de autoria da linguista japonesa Noriko Shindo, especialmente para a publicação no Brasil pela Editora JBC.

O dicionário compila os significados de 819 nomes e mostra a grafia em três alfabetos: hiragana (fonético), kanji (ideogramas), além do ocidental. Para cada nome, são dadas diversas opções de escrita – em japonês, apesar de ter o mesmo som, o significado varia conforme os ideogramas adotados.

São também examinados os nomes da família imperial, de personagens de mangás (as histórias em quadrinhos japonesas) e de celebridades japonesas, que exercem grande influência no Japão na hora da escolha dos nomes de bebês. Um exemplo disso foi quando nasceu a princesa Aiko, em deembro de 2001. Nos meses seguintes, nunca houve tantos registros deste nome (que siginifica filha do amor) no Japão.

Além dos significados, o Dicionário de Nomes Japoneses traz textos explicativos sobre os critério de escolhas de nomes no Japão, um ranking com os nomes mais populares e curiosidades. Explica, por exemplo, como se formam os apelidos e ensina a numerologia dos nomes em japonês.

É uma ótima fonte de consulta para quem já têm um nome em japonês – caso de muitos descendentes brasileiros, que formam a maior comunidade japonesa fora do Japão – ou para aqueles que procuram um nome para uma criança que vai nascer.

Sobre a autora

O Dicionário de Nomes Japoneses foi organizado pela linguista japonesa Noriko Shindo. Nascida em Ibaraki, ela cresceu em Tokyo e chegou a São Paulo em 1975, aos 10 anos, acompanhando os pais. Hoje, ela se diz apaixonada pelo país e pela variedade de culturas e tradições que ele abriga. “Aqui há árabes, negros, europeus… a convivência entre diferentes costumes no Brasil é normal, e me sinto orgulhosa de fazer parte disso. Quero contribuir, divulgando a cultura japonesa”, diz Noriko que ensina japonês há 17 anos. No Japão, Noriko participou de treinamentos para professores e estudou na pós-gradução da Tokyo Metropolitan University. Cursou mestrado em língua japonesa na Universidade de São Paulo (USP) e atualmente é também tradutora de mangás da editora JBC, além de assinar a coluna “Aprenda Kanji” da revista Made in Japan.

Dicionário de Nomes Japoneses

Preço: R$ 39,00
Código: ISBN 85-87679-29-5
Formato: 140 mm x 210 mm
Páginas: 388 páginas

Leia mais:
A origem dos sobrenomes japoneses
Os 100 sobrenomes japoneses mais populares
Escreva seu nome em japonês

Onde comprar:
Amazon
Livraria Saraiva