Quer viajar ao Japão?
Imperdível
Kyoto
A capital dos templos e das gueixas
Xintoísta Heian
Templo KinkakujiUma das pricipais atrações de Kyoto, a capital dos templos, é, sem dúvida nenhuma, o Templo Kinkakuji. Folheado a ouro, ele foi erguido em 1397 e reconstruído em 1955, após ter sido destruído em um incêndio. O reflexo dourado nas águas é acentuado no outono, quando as folhas das árvores ao redor se tornam avermelhadas.
As gueixas passeiam pelas ruas de Kyoto. Quem preferir pode se vestir como uma delas para tirar fotos e guardar de recordaçãoPor ser ex-capital imperial do país, Kyoto também possui um Palácio Imperial que impressiona mais pelo valor histórico que por sua beleza. Próximo a ele, está o Castelo Nijo, do xogum Tokugawa, o unificador do Japão, construído no século 17. É uma fortaleza com 33 aposentos, cercada por um fosso e paredes de pedra. Nijo, Matsumoto, Inuyama e Hikone são os quatro castelos considerados tesouros nacionais.
Kyoto também é a terra das gueixas. No bairro de Gion, mulheres interessadas em viver a experiência de ser uma gueixa são vestidas e maquiadas como manda a tradição.
Castelo NijoPara isso, a candidata a gueixa paga uma taxa. O Templo Xintoísta Heian é conhecido pelo colorido incomum. Nesse local, não faltam jardins para uma boa meditação.
Quem vai a Kyoto pode dar uma esticadinha até Nara, cidade próxima que é considerada patrimônio da humanidade. Vale a pena visitar o Castelo Todaji, que possui uma enorme imagem de Buda e o Parque Cervos Sagrados.
Imperdível
Hiroshima e Nagasaki
Cidades atingidas pela bomba atômica que viraram símbolos da paz
Igreja Oura
Parque Memorial da Paz – Turistas rezam em memória dos mortos da primeira bomba atômica, jogada em HiroshimaAs duas cidades, conhecidas pela tragédia das bombas atômicas que marcaram a história mundial, surpreendem por sua espantosa reconstrução e são verdadeiros exemplos de modernidade.
Em Hiroshima, o Parque Memorial da Paz é um dos pontos obrigatórios para o turista que quer conhecer a história do Japão. Lá estão reunidos 59 monumentos à paz mundial. O Museu da Paz expõe peças marcadas pela explosão.
Quem preferir um circuito “alternativo à bomba” não pode perder o Castelo de Hiroshima, que, apesar de reconstruído no pós-guerra, não ostenta o mesmo luxo interior do passado.
Museu da BombaEm Nagasaki, o International Culture Hall, conhecido como Museu da Bomba, relembra a tragédia japonesa. Mas a principal atração da cidade não são as más recordações do passado. Por ser portuária, Nagasaki sofreu maior influência da colonização ocidental. Lá está a Igreja Oura, erguida em 1865 pelo padre francês Bernanrd Petitjean, o templo católico mais antigo do Japão. A Mansão Glover, ou Glover-tei (Mansão Glover), é a primeira construção em estilo Ocidental do país, semelhante às casas de espetáculo européias.
Osaka
A noite mais animada do Japão
Castelo de OsakaDepois da capital, Tokyo, o grande exemplo de metrópole japonesa é Osaka. Uma das opções para se chegar à cidade é, a partir da ilha Awaji, fazer a travessia pela ponte Akashi Ohashi, a maior ponte pênsil do mundo, com 4 quilômetros de extensão.
Osaka dispõe de uma infra-estrutura impecável, com hotéis de primeira linha e opções variadas de entretenimento. O Aquário Kaiyukan, um dos maiores do mundo, é uma das atrações da cidade, que começa a se expandir pelo mar em forma de ilhas artificiais. Outra evidência da forte ligação com o mar é o Mercado Kuromon, onde os melhores restaurantes compram frutos do mar para seu abastecimento.
O lado tradicional da cidade se revela no Castelo de Osaka, cercado por uma bela área verde cortada por rios.
ShinsaibashiO Castelo é um bom ponto de onde se pode observar toda a cidade, já que ela está situada em um local privilegiado.
O bairro de Shinsaibashi é o centro de compras e entretenimento, sempre lotado de jovens. À noite, as casas noturnas mostram por que Osaka possui a fama de ter a noite mais divertida do Japão.
Veja as opções
A operadora Investur possui alguns pacotes para o arquipélago:
[-] Japão Compacto (10 dias)
Roteiro: Tokyo, Monte Fuji, Hakone, Atami, Kyoto, Osaka e Nagoya. Preços por pessoa (mínimo de 20 participantes): acomodação dupla – 2,65 mil dólares
[-] Japão Tradicional (15 dias)
Roteiro: Nagoya, Toba, Ise, Kyoto, Hiroshima, Nagasaki, Kumamoto, Monte Aso, Beppu, Tokushima, Kobe, Osaka, Atami, Hakone, Monte Fuji e Tokyo. Preços por pessoa (mínimo de 20 participantes): acomodação dupla – 3,9 mil dólares
Investur Viagens e Turismo – R. Barão de Itapetininga, 124, 8º andar, cj. 81, Centro, São Paulo. Tels.: (0xx11) 3255-9522/3258-2999. e-mail: investur@uol.com.br
Agências que fazem viagens ao Japão:
Quickly Travel – R. Frei Caneca, 1405, 1º andar, cj.105, Cerqueira César, SP. Tel.: (0xx11) 3284-8588.
Prince Tour – R. da Glória, 234, Liberdade, SP.
Tel.: (0xx11) 3104-3111
Tunibra – Praça da Liberdade, 170, Liberdade, SP.
Tels.: (0xx11) 3346-8200/3346-8231
Investur – R. Sete de Abril, 342, sl.21, Centro, SP.
Tel.: (0xx11) 3258-2999
Higashitur – Praça da Liberdade, 262, Liberdade, SP.
Tel.: (0xx11) 3277-9302
Nikkey Travel – Praça da Liberdade, 272, Liberdade, SP.
Tel.: (0xx11) 3274-6000
TGK Turismo – Av. Paulista, 1009, 10º andar, cj. 1002, Cerqueira César, SP.
Tel.: (0xx11) 283-3233
Reportagem: Erin Mizuta
Matéria publicada na edição #62 da Revista Made in Japan