Nagoya
Todos em Nagoya parecem muito tranqüilos, diferentemente do que se esperaria de uma metrópole com 2,1 milhões de habitantes. Quarta maior cidade do Japão, Nagoya preferiu deixar a agitação para lugares como Tokyo, Yokohama e Osaka para fazer fama como exemplo de bom planejamento.
A cidade é o coração econômico da parte central do arquipélago, onde está localizada. Conta com excelente infra-estrutura para quem chega a trabalho ou a passeio. Tendo isso em mente, basta pegar o metrô e sair para conhecer essa metrópole com atmosfera de cidade de interior. Uma volta pelo Hisaya-odori Park, conhecido como Central Park de Nagoya, confirma a primeira impressão. Seus atrativos incluem um rio artificial e espaços para espetáculos que atraem multidões nos finais de semana.
O charmoso bairro de Sakae (região central), ali perto, é outra boa pedida para um passeio. Sua parte mais movimentada abriga lojas de departamentos como Parco, Matsuzakaya, Mitsukoshi e Marui. O Sakae, junto com o bairro vizinho de Fushimi, forma o centro do agito noturno de Nagoya.
O templo Osu Kannon é o mais famoso da cidade. Nos dias 18 e 28 de cada mês é montado um mercado de pulgas ao redor do templo que atrai centenas de pessoas. Isso para não falar de mais uma tentação para o bolso: os shoppings cobertos de Osu. Trata-se de um conglomerado de lojas que vendem desde antiguidades até móveis usados e eletro-eletrônicos, num clima amistoso e com preços bastante convidativos. Depois de tanta caminhada, o melhor a fazer é seguir em direção ao ponto turístico mais famoso de Nagoya. Saindo da estação Kamimaezu, o visitante chega em Shiyakusho. A área mais imponente da cidade abriga o Castelo de Nagoya. Construído sob as ordens do senhor feudal Tokugawa Ieyasu, o castelo ficou pronto em 1612 e, ao seu redor, cresceu a cidade de Nagoya. A marca registrada do castelo é a dupla de kinshachi (gol-finhos dourados), fincada no topo de sua torre principal.
Os 1200 parques públicos de Nagoya são atrações à parte. Um dos mais importantes é o Higashiyama Park, com 590 mil metros quadrados, que abriga um dos maiores zoológicos do Japão, um jardim botânico e uma torre de 134 metros, de onde se tem a melhor vista da cidade. Imperdível é o Shiratori Garden, um paraíso pouco conhecido até mesmo pe-os moradores de Nagoya. Saindo do Congress Center, basta atravessar o Shirotori Park para chegar ao jardim japonês com cerca de 3,7 hectares, lagos com carpas e rio artificial com quedas d’água. Na beira do lago, há uma construção dedicada especialmente à cerimônia do chá.